Título: | A temática suicídio no percurso formativo dos cursos de saúde da Faculdade Ceilândia da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Bina, Tainara dos Santos |
Orientador(es): | Silva, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira |
Assunto: | Suicídio - prevenção Saúde mental Ensino superior |
Data de apresentação: | 20-Jun-2018 |
Data de publicação: | 10-Fev-2020 |
Referência: | BINA, Tainara dos Santos. A temática suicídio no percurso formativo dos cursos de saúde da Faculdade
Ceilândia da Universidade de Brasília. 2018. 16 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Nos últimos 50 anos, as taxas de suicídio aumentaram 60% no mundo e 33,6% no Brasil. Nesse cenário de crescimento, é relevante o investimento em formação na educação superior em saúde que corresponda às diretrizes curriculares na formação com integralidade na atenção à saúde. Objetivo: caracterizar como os cursos de saúde da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (FCE/UnB) desenvolvem a temática do suicídio no meio acadêmico. Método: estudo de tipo misto, com abordagem quantitativa e qualitativa concomitante, utilizado como estratégia, estudo documental em sites governamentais e da Universidade de Brasília, nos documentos dos seis cursos de saúde da Faculdade de Ceilândia, além de revisão de literatura sobre o tema do tipo narrativo na Biblioteca Virtual em Saúde. Os dados foram tratados em planilhas e categorizados. A análise quanti-quali foi realizada por meio de análise de frequência e conteúdo e apresentada de forma descritiva com triangulação das variáveis do estudo. Resultado e discussão: Os cursos oferecem treinamento abrangente em atendimento, com profissionais preparados para atuar em todas as áreas da saúde, respondendo às estratégias dos documentos do governo. No entanto, no estudo de cardápios, projetos de extensão e pesquisa, essa previsão parece estar distante no cotidiano da FCE, em que o tema está ausente na graduação. Considerações finais: O suicídio como um dos problemas atuais da sociedade e considerado um problema de saúde pública deve estar presente no ensino superior em saúde, para que seja possível auxiliar as habilidades dos futuros profissionais no cotidiano do trabalho. |
Abstract: | Over the past 50 years, suicide rates have increased 60% in the world and 33.6% in Brazil. Considering this scenario of growth, it is relevant the investment in trainment of health higher education that corresponds to the curricular guidelines in the development with integrality in health care. Objective: to characterize how the health degree of the Faculty of Ceilândia, University of Brasilia (FCE / UnB) develop the thematic of suicide in the academic environment. Method: a mixed-type study, with a concomitant quantitative and concomitant qualitative approach, using as strategy, the documental study in the websites of the government and of the University of Brasilia, in the documents of the six health degrees at Ceilândia College, as well as a literature review of the narrative type in the Library Virtual in Health. The data were treated in spreadsheets and categorized. 'Quanti-quali' analysis was performed by means of frequency and content analysis, and presented in a descriptive manner with variables triangulation of the study. Outcome and discussion: The degrees provide comprehensive training in assistance, with professionals prepared to work in all areas of health, responding to the strategies of government documents. However, in the study of menus, extension projects and research, this prediction seems to be distant in the everyday of the FCE, in which the theme is absent during the course program. Final considerations: Suicide as one of the current problems of society and considered a public health problem must be present in higher education in health, so that it is possible to help the skills and abilities of future professionals in the daily work. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|