Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23085
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThainaDePaivaRocha_tcc.pdf643,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diferenças culturais no brincar de crianças ao redor do mundo sob a ótica da terapia ocupacional
Autor(es): Rocha, Thainá de Paiva
Orientador(es): Pontes, Tatiana Barcelos
Assunto: Crianças
Brincadeiras
Jogos infantis
Terapia recreativa
Data de apresentação: 28-Jun-2018
Data de publicação: 10-Fev-2020
Referência: ROCHA, Thainá de Paiva. Diferenças culturais no brincar de crianças ao redor do mundo sob a ótica da terapia ocupacional. 2018. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: Todo potencial que o bebê herda desenvolve-se ao longo da sua vida, sobretudo a partir de experiências de interação com o ambiente, sendo o brincar uma das principais fontes de interação, atividade realizada com fim em si mesma. O brincar é um dos focos da terapia ocupacional e o contexto cultural exerce forte influência sobre este. Para que o terapeuta ocupacional possa utilizar o brincar em sua atuação ele deve estar ciente de que a cultura influenciará em diferentes formas de brincar. Objetivo: Este estudo tem por objetivo analisar as diferenças no brincar de crianças em diferentes culturas ao redor do mundo, de forma a compreender a relevância para a terapia ocupacional. Método: Trata-se de uma revisão de literatura, do tipo Scoping Review. As bases de dados selecionadas foram LILACS, PubMed e Scopus. Pesquisas manuais a partir da leitura das referências de estudos relevantes e busca nos periódicos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCAR e Revista de Terapia Ocupacional da USP foram realizadas. Resultados: 11 artigos foram selecionados para compor a amostra. Todas as crianças, independente da cultura, envolvem-se em brincadeiras compostas por diversão e intensas interações sociais no seu dia a dia. As principais diferenças encontradas no brincar dizem respeito ao sexo; materiais e tipos de brincadeiras; ambientes físicos; papel do adulto. Conclusão: A produção literária dos últimos dez anos com foco nos diversos padrões de participação no brincar é escassa, principalmente a literatura brasileira. Necessários estudos aprofundados quanto a influência da cultura sobre o brincar, servindo como embasamento no planejamento de estratégias de intervenção adequadas a essas populações.
Abstract: Introduction: The potential that the baby inherits develops throughout his life, especially from experiences of interaction with the environment. Playing is one of the main sources of interaction, an activity performed with an end in itself. Playing is also one of the focuses of occupational therapy, and the cultural context makes a strong influence on it. For the occupational therapist to use play as part of his/her interventions, he/she must be aware that culture will influence different ways of playing. Objective: This study aims to analyze the differences in the play of children in different cultures around the world, to understand its relevance to occupational therapy. Methodology: We conducted a scoping review. The selected databases were LILACS, PubMed and Scopus. Manual searches based on the reading of the references of relevant studies and search in the journals Brazilian Journal of Occupational Therapy and Journal of Occupational Therapy of USP were performed. Results: 11 articles were selected to compose the sample. All children, regardless of culture, engage in fun-filled activities and intense social interactions in their daily lives. The main differences found in play is related to sex; materials and types of games; physical environments; and the role of the adult during playing. Conclusion: The literature of the last ten years focusing on the different patterns of participation in play is scarce, especially in Brazilian literature. More in-depth studies on the influence of culture on playing, serving as a basis for the planning of intervention strategies appropriate to these populations are needed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons