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Título: Ansiedade e depressão entre os estudantes de uma universidade pública de saúde
Autor(es): Milhomem, Mariah Albuquerque
Orientador(es): Rodrigues, Daniela da Silva
Assunto: Sofrimento psíquico
Terapia ocupacional
Estudantes universitários - ansiedade
Ansiedade
Depressão
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 10-Fev-2020
Referência: MILHOMEM, Mariah Albuquerque. Ansiedade e depressão entre os estudantes de uma universidade pública de saúde. 2018. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A vida acadêmica no ensino superior difere das vivências e exigências do ensino médio, por isso muitos estudantes, no primeiro contato com a universidade, sofrem o impacto dessas mudanças em seu cotidiano. O sofrimento no ambiente acadêmico, os altos índices de ansiedade e depressão vêm sendo cada vez mais foco de estudo em âmbito nacional. Objetivou-se realizar uma análise descritiva em cima da presença de ansiedade e depressão nos graduandos. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos padronizados: Inventários de Depressão e de Ansiedade de Beck e um questionário para as questões sociodemográficas, por meio da ferramenta do Google Forms. Foi feita uma análise estatística descritiva a partir de frequências absolutas e percentuais. Participaram deste estudo 141 estudantes dos seis cursos da FCE/UnB. No que diz respeito aos sintomas de depressão, encontrou-se predominância dos sintomas leves e moderados entre os estudantes do curso de terapia ocupacional, com 34,21% (n=13) e 36,36% (n=20), respectivamente. Com relação aos sintomas de ansiedade, os estudantes do curso de fisioterapia apresentaram a maior presença de sintomas leves, em 30% (n=12) de seus graduandos. Já os estudantes com maior índice de ansiedade moderada foram os graduandos do curso de terapia ocupacional e fisioterapia, ambos com 31,58% (n=12). Os sintomas de ansiedade grave estiveram presentes em sua maioria entre os estudantes de terapia ocupacional (44,44%, n=16). Percebe-se que na contemporaneidade, cada vez mais emergem demandas psicossociais do ambiente universitário. Os números encontrados apresentam índices de depressão e ansiedade leve a moderada entre todos os estudantes.
Abstract: The academic life in higher education differs from the experiences and demands of high school, so many students, in the first contact with the university, suffer the impact of these changes in their daily life. Suffering in the academic environment, high rates of anxiety and depression have been increasingly focus of study at the national level. The objective was to perform a descriptive analysis on the presence of anxiety and depression among undergraduates. Data were collected using two standardized instruments: Beck Depression and Anxiety Inventory and a questionnaire for sociodemographic questions, using the Google Forms tool. A descriptive statistical analysis was made from absolute and percentage frequencies. 141 students from the six FCE / UnB courses participated in this study. With regard to the symptoms of depression, mild and moderate symptoms were predominant among students of the occupational therapy course, with 34.21% (n = 13) and 36.36% (n = 20), respectively. With regard to anxiety symptoms, physical therapy students had the greatest presence of mild symptoms in 30% (n = 12) of their undergraduate students. The students with the highest index of moderate anxiety were the students of the course of occupational therapy and physiotherapy, both with 31.58% (n = 12). The symptoms of severe anxiety were present mostly among students of occupational therapy (44.44%, n = 16). It is noticed that in the contemporaneous, more and more psychosocial demands emerge from the university environment. The numbers found present mild to moderate depression and anxiety among all students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
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