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Título: Infância, linguagens e expressão : o desenho das crianças
Outros títulos: Childhood, languages and expression : the children’s drawings
Autor(es): Albuquerque, Mariana Carvalho de
Orientador(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Assunto: Sociologia da infância
Educação de crianças
Desenho infantil
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 18-Jun-2019
Data de publicação: 30-Jan-2020
Referência: ALBUQUERQUE, Mariana Carvalho de. Infância, linguagens e expressão: o desenho das crianças. 2019. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso possui como objeto de estudo desenhos de crianças de 5 e 6 anos, considerando como questionamento central a investigação sobre de que maneira o desenho, enquanto forma de expressão das crianças, constitui as culturas infantis. Para tanto, como aporte teórico, utilizou-se autores da Sociologia da Infância como Sarmento (2004, 2008), Qvortrup (1995, 2001 e 2010) e Corsaro (1992, 2003 e 2011), que contribuíram para um entendimento detalhado sobre infâncias e crianças. Neste viés, a criança é compreendida como sujeito, não fragmentado, que possui suas demandas específicas e é produtora de culturas. Portanto, o desenho da criança foi estudado a partir de conceitos que emergem e concordam com esta perspectiva. Parte da metodologia incluiu a pesquisa de campo considerando a escuta sensível dos meninos e meninas aliada à observação e à percepção das múltiplas linguagens juntamente com os desenhos. Para isso, a pesquisa de campo foi realizada em um Jardim de Infância público localizado na área central de Brasília, nos meses de abril e maio de 2019. Vale ressaltar que a pesquisa foi feita com as crianças e não somente sobre elas. Partindo desse pressuposto, pôde-se perceber que o desenho na instituição investigada, em determinadas situações, ainda é um exemplo de didatização do lúdico, sendo utilizado principalmente em atividades que oferecem pouco espaço para a expressão das crianças, reforçando práticas que tendem a corroborar com a valorização do produto e não do processo, considerando padrões de traços e formas de desenhar no espaço da folha, no intuito de uniformizar as produções das crianças.
Abstract: This undergraduate dissertation aims to analyze children’s drawings at the ages of five and four, considering as a central question the investigation on how children’s drawings as a means of expression is involved in childhood cultures. Therefore, the theoretical framework adopted is based on authors in the field of Sociology of Childhood, such as Sarmento (2004, 2008), Qvortrup (1995, 2001 e 2010) and Corsaro (1992, 2003 e 2011), who contributed to an in-depth understanding of childhood and children. From this point of view, children are understood as non-fragmented subjects who have their specific demands and are culture producers. Children’s drawings thus were studied through concepts that emerge and accord with this perspective. Part of the methodology included field research done through the sensitive listening to boys and girls, allied with the observation and perception of the multiple languages along with the drawings. For this purpose, the field research was conducted in a public preschool in Brasília downtown during April and May of 2019. It is worth mentioning that the research was carried out alongside the children and not only about them. The conclusion thus was that in certain situations in the preschool analyzed, drawing is yet an example of didactic use of the ludic, mainly employed in activities that leave little room for children’s expression, reinforcing practices that tend to corroborate with the emphasis on the product rather than on the process, considering tracing patterns and ways of drawing in a sheet of paper, in order to standardize children’s productions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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