Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23045
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BeatrizJessicaSoaresDeAlmeida_tcc.pdf5,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso da criatividade na formação
Autor(es): Almeida, Beatriz Jéssica Soares de
Orientador(es): Paulin, Grasielle Silveira Tavares
Assunto: Terapeuta ocupacional - formação
Ensino superior
Criatividade (Educação)
Data de apresentação: 28-Jun-2019
Data de publicação: 29-Jan-2020
Referência: ALMEIDA, Beatriz Jéssica Soares de. O uso da criatividade na formação. 2019. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: O despertar criativo na formação do profissional da Terapia Ocupacional contribui para condutas práticas na clínica e assim potencializa seu rendimento acadêmico e prática profissional. Na terapia ocupacional (TO) a atividade humana é compreendida como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de automanutenção Para conseguir um olhar junto às práticas deste profissional, que este trabalho traz a importância da criatividade na formação acadêmica. Objetivos: Verificar conteúdos existentes na literatura sobre o uso criatividade na formação do terapeuta ocupacional e analisar como os docentes despertam a criatividade dos seus discentes na formação e a repercussão na prática clínica como profissional. Metodologia: trata-se de revisão narrativa que consiste em analisar estudos publicados de forma crítica e em caráter qualitativo, onde busca discutir, analisar e compreender o significado sobre determinados acontecimentos ou/e fenômenos. A pesquisa foi realizada através de consultas a Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS) e pesquisas nos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar e a Revista lnterinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional (REVISBRATO). Resultados: A amostra é composta de 28 artigos, que variam dos anos de 1998 até 2019, com maiores produções no ano de 2018. Discussão: Na análise encontrou-se as seguintes categorias: o olhar sobre a formação da terapia ocupacional: teoria, práticas e relatos; a criatividade junto à terapia ocupacional. Considerações finais: verificou-se que apesar dos estudos correspondentes a criatividade, formação e terapia ocupacional não serem encontradas nos bancos de dados, através de análise dos artigos selecionados é possível identificar a criatividade no meio acadêmico da terapia ocupacional através das falas, modelos de ensino e nas práticas exercidas dentro de sala de aula, nos projetos de pesquisa e extensão e na prática em campo.
Abstract: Introduction: The creative awakening in the training of the Occupational Therapy professional contributes to practical practices in the clinic and thus enhancing their academic performance and professional practice. ln occupational therapy (OT) human activily is understood as a creative, creative, playful, expressive, evolutionary, productive and selfmaintaining process. ln order to get a look at the practices of this professional, this work brings tbe importance of creativity in academic train ing. Objectives: To verify existing contents in the literature about the use of creativity in the training ofthe occupational therapist and to analyze how the teachers awaken the creativity of their students in the formation and the repercussion in clinicai practice as a professional. Methodology: it is a narrative review that consists of analyzing studies published in a criticai and qualitative way, where it seeks to discuss, analyze and understand the meaning about certain events and / or phenomena. The research was carried out through consultations with the Viitual Health Library Brazil (VHL) and researches in the Brazil ian Cadres of Occupational Therapy of UFSCar and the Brazilian lnterinstitutional Journal of Occupational Therapy (REVISBRATO). Results: The sample is composed of 28 articles, ranging from 1998 to 2019, with the highest productions in 2018. Dlscusslon: ln the analysis we found the following categories: the look on the fonnation of occupational therapy: theory, practices and reports; creativity with occupational therapy. Final considerations: it was verified that despite the studies corresponding to creativity, training and occupational therapy not found in the databases, through analysis of the selected articles it is possíble to identify creativity in the academic environment of occupational therapy through speech, teaching models and practices within the classroom, in research and extension projects, and in field practice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons