Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AtilaPerassaCoelho_tcc.pdf61,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Bo(i)s : marca registrada, indústria brasileira : a figura do gado bovino como sujeito cultural em rótulos de derivados animais, 1947-1966
Autor(es): Coêlho, Átila Perassa
Orientador(es): Camara, Rogerio José
Assunto: Rótulos
Alimentos - rotulagem
Projeto gráfico (Tipografia)
Identidade cultural
Marca de produtos
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 28-Jan-2020
Referência: COÊLHO, Átila Perassa. Bo(i)s: marca registrada, indústria brasileira: a figura do gado bovino como sujeito cultural em rótulos de derivados animais, 1947-1966. 2019. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Neste trabalho são realizadas leituras e Interpretações, por abordagens multidisciplinares, de artefatos gráficos nacionais da metade do séc. XX, no caso rótulos de produtos de origem animal que se encontram no acervo do fundo do Ministério da Agricultura no Arquivo Nacional de Brasília. Busca-se maiores informações e detalhamentos sobre as manifestações artísticas da brasilidade e das realidades sociais e históricas do Brasil ao revisar diferentes teorias, procurando, nesse processo, refletir sobre o design de rótulos no Brasil produzido antes mesmo do ensino formal de Design, construindo um catálogo consistente da pesquisa realizada e contribuindo para a divulgação de ricos acervos voltados ao campo de memória gráfica brasileira. Ao analisar rótulos de produtos derivados do gado bovino, entre os anos de 1947 a 1966, propõe-se olhares sobre as manifestações culturais e a iconicidade que o animal assume em diversas facetas da sociedade brasileira, pensando em conceitos de ‘representação’ e ‘imaginário’, além de tratar conjuntamente sobre as realidades sociais dos animais e das relações das sociedades humanas com eles. Esse relatório apresenta o resultado da pesquisa e realização do catálogo, enriquecendo o estudo com um projeto de design editorial, buscando desenvolver as interpretações de leitura crítica dos artefatos gráficos em linguagens de projeto de design. Ao final, podemos concluir que, não obstante a importância desses estudos, o processo de construção desses olhares é sempre longo e continuo, ganhando vida a partir das contribuições de subjetividades diversas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2019.
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons