Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2301
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AracyRozaSampaioPereira.pdf286,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fontes documentais da história da educação escolar no Distrito Federal (1956-1960)
Autor(es): Pereira, Aracy Roza Sampaio
Orientador(es): Coêlho Filho, Paulo Ramos
Assunto: Educação - história
Brasília (DF) - educação
Data de apresentação: 10-Ago-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: PEREIRA, Aracy Roza Sampaio. Fontes documentais da história da educação escolar no Distrito Federal (1956-1960). 2011. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho visa contribuir para a construção da história da educação no Distrito Federal, entre os anos de 1956 a 1960. Como parte de um estudo inédito, buscou-se abordar os fundamentos que permeiam o plano educacional elaborado para Brasília pelo educador Anísio Teixeira, bem como o desenrolar dos fatos que caracterizaram o sistema de ensino no novo Distrito Federal. Para tanto, apresenta-se as fontes existentes sobre o assunto, presentes no fundo Memória da Educação Básica Pública no Distrito Federal (MEBP-DF) do acervo da pesquisa Educação Básica Pública no Distrito Federal (1956-1964): Origens de um Projeto Inovador, localizado na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. As considerações metodológicas levam em conta o caráter exploratório da investigação e pautam-se nas tendências teórico-metodológicas da Nova História. Considera-se a importância de se debruçar sobre o estudo da história da educação de Brasília em seus primórdios, tanto para o resgate de ideias, valores e práticas necessárias às escolas contemporâneas, como para o exercício do olhar sensível ao passado, a fim de aprender e refletir com os erros e acertos que permeiam os acontecimentos do nosso passado educacional. _________________________________________________________________________________ RESUMEN
Este trabajo pretende contribuir al estudio de la historia de la educación en el Distrito Federal, entre los años 1956 a 1960. Como parte de un estudio no publicado, hemos tratado de abordar los aspectos fundamentales que contextualizan el pensamiento educativo que permea el plan educativo diseñado para Brasilia, por el educador Anísio Teixeira, el curso de los acontecimientos que caracterizan el sistema educativo en el nuevo Distrito Federal, y también las fuentes existentes sobre el tema a través del Fondo para la Memoria de la Educación Básica Pública en el Distrito Federal (MEBP-DF), ubicado em la Facultad de Educación de la Universidad de Brasilia. La metodología utilizada fue la de investigación bibliográfica, y de la consulta, organización y creación de colecciones, como trabajo académico para preparar el fondo MEBP-DF, también basándose en las tendencias teóricas y metodológicas de la Nueva Historia. Considera la importância del estudio para investigar la historia de la educación en Brasilia, en su infancia, tanto como un rescate de ideas, valores y prácticas necesarias para las escuelas contemporáneas, y tanbién como el ejercicio de la mirada sensible al pasado para aprender y reflejar las fortalezas y debilidades que permean nuestra historia educativa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons