Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23005
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LouiseCaetano_tcc.pdf11,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Moda e Mercado : desenvolvimento de estamparia com grafismos inspirados na literatura de cordel para uma coleção de moda-praia
Autor(es): Caetano, Louise
Orientador(es): Santos, Georgia Maria de Castro
Assunto: Literatura de cordel brasileira
Identidade nacional
Vestuário
Design de produtos
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 23-Jan-2020
Referência: CAETANO, Louise. Moda e Mercado: desenvolvimento de estamparia com grafismos inspirados na literatura de cordel para uma coleção de moda-praia. 2018. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Devido ao vasto universo de possibilidades de atuação do design, procurou se focar na premissa do design feito de maneira autoral. O formato do mercado autoral permite a criação de produtos menos padronizados e com ligação direta com a identidade e fluxo criativo do designer, podendo desenvolver projetos para outras marcas ou uma marca própria. Para isso, pensou-se numa temática inspiradora para o processo criativo. Buscou-se, portanto, para o trabalho de conclusão de curso, aprofundar conhecimentos acerca da literatura de cordel, da sua história e da sua importância na cultura brasileira. O levantamento bibliográfico nos permitiu conhecer a riqueza literária do cordel e os demais elementos iconográficos referentes à cultura nordestina. Isso serviu-nos de inspiração para trabalhar com o design de superfície no desenvolvimento de estamparias. Os conhecimentos adquiridos no curso de design, o interesse pela cultura de moda, e o trabalho já realizado para o mercado de moda, há algum tempo, foi determinante para a escolha de uma peça do vestuário como produto de projeto. A experiência no ambiente de moda possibilitou nos pensar em um produto que seria amplamente veiculado e estaria ligado à cultura brasileira de moda de praia: o biquíni. Portanto, para a execução e a divulgação da iconografia de cordel, estudou-se a modelagem e o desenho dessa peça do vestuário tão emblemática para servir de suporte aos grafismos da estampa baseada no universo de imagens de cordel. Para a aplicação e a veiculação do texto de cordel foi também desenvolvida uma coleção-cápsula com peças do vestuário de moda-praia, assim como um editorial inspirado nos principais elementos icônicos desse gênero literário. A motivação para expor a arte do cordel foi também pessoal, foi uma introspecção nas raízes nordestinas de minha linhagem familiar. A partir disso, tornou-se mais forte a vontade de divulgar e, de certa maneira, democratizar essa arte nordestina, de uma região do Brasil tantas vezes esquecida, assim como seus expoentes artísticos e polos culturais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Projeto de Produto, 2018.
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons