Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23004
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LarahVerdolinBernardes_tcc.pdf13,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da permacultura no design de estufas urbanas
Autor(es): Bernardes, Larah Verdolin
Orientador(es): Siqueira, Nayara Moreno de
Assunto: Design de produtos
Estufa (Plantas)
Crise hídrica
Permacultura
Data de apresentação: 26-Jul-2018
Data de publicação: 23-Jan-2020
Referência: BERNARDES, Larah Verdolin. A influência da permacultura no design de estufas urbanas. 2018. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este projeto tem como ponto de partida estudos sobre alimentação adequada, a crise hídrica que abala algumas regiões do mundo e como este processo afeta a agricultura e, consequentemente, as possibilidades de um futuro mais sustentável. Com isso, a proposta é apresentar um projeto que busque a otimização do uso da água e do crescimento de alimentos dentro de casas e apartamentos, levando-se em consideração movimentos como o “faça-você-mesmo” e de alimentação orgânica, para contribuir com uma nova maneira de cultivo sustentável e instruir os usuários sobre as possibilidades desse plantio. O projeto sugerido para atender a essa demanda é a criação de uma estufa doméstica que utiliza princípios da permacultura, a fim de criar um sistema sustentável para o cultivo de alimentos básicos que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico humano, gerando o aumento da qualidade de vida das pessoas.
Abstract: This project has as its starting point studies on adequate food, the water crisis that shakes some regions of the world and how this process affects agriculture and, consequently, the possibilities of a more sustainable future. Therefore, the proposal is to present a project that seeks to optimize the use of water and food growth inside houses and apartments, taking into account movements like “do-it-yourself” and organic food, to contribute with a new sustainable way of cultivation and to instruct users on the possibilities of this planting. The suggested product to meet this demand is the creation of a domestic greenhouse that uses permaculture principles in order to create a sustainable system for the cultivation of staple foods that help strengthening the human immune system, generating an increase in the quality of life of people.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2018.
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons