Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22992
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_HaleValenteSilva_tcc.pdf10,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gamifcação aplicada ao ensino da tecnologia : um estudo de caso em uma escola de ensino de programação e robótica para crianças e adolescentes
Autor(es): Silva, Halê Valente
Orientador(es): Silva, Wander Cleber Maria Pereira da
Assunto: Gamificação
Programação (Computadores)
Ambientes virtuais de aprendizagem
Data de apresentação: 15-Jul-2019
Data de publicação: 22-Jan-2020
Referência: SILVA, Halê Valente. Gamifcação aplicada ao ensino da tecnologia: um estudo de caso em uma escola de ensino de programação e robótica para crianças e adolescentes. 2019. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho surge como consequência da evidente necessidade de avaliação do impacto causado pela introdução da gamificação e suas atividades sobre o engajamento de crianças e adolescentes relacionado ao aprendizado de programação e robótica. A proposta a ser abordada trata-se de um estudo de caso do acompanhamento dos alunos matriculados na codeBuddy, Escola de Programação e Robótica, oferecidos nas filiais Cultura Spot da Cultura Inglesa localizadas em Brasília, como eles interagem com o processo gamificado adotado em sala de aula e a mensuração dos efeitos deste processo sobre o engajamento e participação destes alunos em relação ao aprendizado do conteúdo ministrado.
Abstract: This work was developed as a consequence of the evident need to evaluate the impact caused by the introduction of gamification and its activities on the engagement of children and adolescents towards the learning of programming and robotics. The proposal to be discussed is a case study about the monitoring of students enrolled in the codeBuddy School of Programming and Robotics, offered at the Cultura Inglesa’s Cultura Spot branches located in Brasília, how they interact with the gamification process adopted in classroom and the measurement of the effects of this process over the engagement and participation of these students towards the learning of the content taught.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia de Software, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons