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Título: Projeto Bring : um redesenho do coletivo brasiliense de jogos indie
Autor(es): Farage, Caio Ayres
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Jogos eletrônicos
Design de serviços
Identidade visual
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 22-Jan-2020
Referência: FARAGE, Caio Ayres. Projeto Bring: um redesenho do coletivo brasiliense de jogos indie. 2019. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este projeto foi desenvolvido graças a uma indignação do autor, a partir da qual se acreditava que o mercado de jogos brasileiro ainda era muito pouco expressivo, e que a população, de maneira geral, não respeitava a profissão de desenvolvedor de jogos, não via o jogo eletrônico como um produto cultural válido e enxergava o ato de jogar vídeo games como um tipo de entretenimento menor, comparado a todos os outros. O escopo do trabalho se deu em Brasília, e teve como objetivo pesquisar e entender o real tamanho desse mercado, quem são as pessoas que produzem jogos hoje na cidade e o que poderia ser feito para que este meio pudesse crescer e reafirmar seu papel como cultura e entretenimento. A pesquisa inicial se deu em duas partes, onde a primeira foi responsável pela captação de dados e estatísticas referentes ao mercado de produção e consumo, global, brasileiro e local. Essa etapa já revelou realidades divergentes das indagações inicias, e mostrou que o mercado de games brasileiro, apesar de ainda ser pequeno comparado com outros países, possui uma taxa de crescimento fenomenal neste quesito. A segunda parte da pesquisa teve como objetivo conhecer profissionais brasilienses dessa área, e captar a opinião geral da população sobre o tema, e novamente, realidades diferentes daquelas anteriormente pensadas se revelaram. A pesquisa revelou o coletivo Bring, grupo de desenvolvedores de jogos brasilienses, e a partir deles, foi possível começar um desenho de algo concreto que pudesse ajudar no fomento deste mercado. Assim foi feito um redesenho de serviço do coletivo, um redesign do site do grupo e uma identidade visual nova. Com essas ferramentas foi possível entregar um aumento da organização do coletivo, e por consequência, isso levará ao fomento ainda maior do mercado de jogos brasiliense, e reafirmará os jogos digitais como produto cultural importante para a cidade, e invariavelmente, para o Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2019.
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