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Título: Modelo de análise de custos de transporte : transporte de soja do Mato Grosso ao Porto de Santos
Autor(es): Meirelles, Gabriel Fernandes
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Transporte ferroviário de carga
Transporte rodoviário de carga
Logística de transporte
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 20-Jan-2020
Referência: MEIRELLES, Gabriel Fernandes. Modelo de análise de custos de transporte: transporte de soja do Mato Grosso ao Porto de Santos. 2018. ix, 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo buscou realizar uma análise comparativa do custo do transporte rodoviário e do custo do transporte ferroviário, utilizando-se de técnicas como revisão bibliográfica e estudo de caso. O modelo foi desenvolvido a partir de dados de fontes confiáveis, e foi aplicado em relação ao transporte de soja do estado do Mato Grosso até o porto de Santos. Analizou-se o custo do transporte rodoviário e o custo do transporte ferroviário para 5 cenários diferentes, incluindo o cenário real em relação ao ano de 2017 e cenários cuja movimentação ferroviária seria superior à atual, além da realização de uma simulação de crescimento da movimentação e da exportação de soja por esta rota até 2026. Ao final deste estudo, identificou-se que os cenários de pior resultado de custos de transporte foram os que possuíam maior movimentação por rodovias, constatando que seria vantajoso uma maior utilização do modal ferroviário.
Abstract: The presente study sought to make a comparative analysis of the transportation cost of the road and rail modals, using techniques such as literature review and case study. The model was developed from reliable sources and applied to the transportation of soy from the Mato Grosso state to the Santos’s port. The transportation cost of the road and rail modals was evaluated to 5 different scenarios, including the real scenario in relation to the year 2017, and scenarios in which the rail freight was higher than the current, besides performing a simulation of exportation and transport growth through this route until 2026. At the end of this study, it was identified that the worst-case scenarios, in terms of transportation costs, were the ones that had the most use of the road modal, concluding that a higher use of the rail modal would be advantageous.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
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