Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22947
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThiagoDiasDeJesus_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Definição da malha aérea e aeronaves para uma nova companhia aérea regional com hub em Goiânia
Autor(es): Jesus, Thiago Dias de
Orientador(es): Carneiro, Sérgio Henrique da Silva
Coorientador(es): Celestino, Victor Rafael Rezende
Assunto: Companhias aéreas
Aviação civil
Malha aérea
Data de apresentação: 2-Jul-2019
Data de publicação: 20-Jan-2020
Referência: JESUS, Thiago Dias de. Definição da malha aérea e aeronaves para uma nova companhia aérea regional com hub em Goiânia. 2019. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O mercado da aviação civil é extremamente competitivo, e uma boa estruturação da companhia aérea que irá atuar no setor é fundamental, não podendo estar sujeita a gastos desnecessários. Com isso, a escolha de um hub de atuação, assim como quais destinos serão realizados e as respectivas aeronaves para cumprir estas rotas, é essencial para a empresa. Desta forma, esta pesquisa objetiva modelar um processo para a escolha da malha aérea e aeronaves de uma nova companhia aérea regional com o hub em Goiânia de forma a maximizar a lucratividade da mesma. Através de dados e informações coletados após reuniões e entrevistas com representantes da Embraer e ANAC, pôde-se selecionar um mix de aeronaves e destinos para representarem a empresa no mercado regional. Estes dados são de caráter quantitativos e foram obtidos por meio de uma metodologia baseada no Design Science Research. Além disso, os resultados são encontrados com a utilização da modelagem matemática e computacional de pesquisa operacional com auxílio do software LINGO. Os melhores destinos e aeronaves ótimas são encontrados para diversos cenários analisados e seus lucros calculados. Com isso, impõe-se a constatação de que o mercado da aviação regional possui um grande espaço para crescimento no Brasil, e consequentemente a obtenção de lucros ao realizar-se um bom planejamento inicial.
Abstract: The civil aviation market is extremely competitive, and a good structuring of the airline that will operate in the sector is fundamental, and can not be subject to unnecessary expenses. With this, the choice of an operating hub, as well as which destinations will be realized and the respective aircraft to fulfill these routes, is essential for the company. In this way, this research aims to model a process for the choice of the air network and aircraft of a new regional airline with the hub in Goiânia in order to maximize its profitability. Through data and information collected after meetings and interviews with representatives of Embraer and ANAC, it was possible to select a mix of aircraft and destinations to represent the company in the regional market. These data are quantitative in nature and were obtained by means of a methodology based on Design Science Research. In addition, the results are found using operations research mathematical and computational modeling with the help of the LINGO software. The best destinations and optimum aircraft are found for various scenarios analyzed and their calculated profits. As a result, it is necessary to verify that the regional aviation market has a large space for growth in Brazil, and consequently profits are obtained when a good initial planning is carried out.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons