Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22937
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IsabeleNovaisOliveira_tcc.pdf1,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do gerenciamento de resíduos em um hospital : um estudo de caso
Autor(es): Oliveira, Isabele Novais
Orientador(es): Neumann, Clóvis
Assunto: Resíduos sólidos
Gestão de resíduos sólidos
Resíduos de serviços de saúde
Resíduos perigosos
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 16-Jan-2020
Referência: OLIVEIRA, Isabele Novais. Análise do gerenciamento de resíduos em um hospital: um estudo de caso. 2019. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Devido ao aumento da população e de sua expectativa de vida o serviço de saúde vem crescendo e, como consequência, cresce também a quantidade de resíduos produzidos nestes serviços. Em decorrência de sua periculosidade estes resíduos necessitam de tratamento especial para não colocarem em risco a vida humana e o meio ambiente. Em busca de promover um descarte adequado legislações e políticas públicas ganham cada vez mais destaque como diferencial na garantia da sustentabilidade. Neste cenário cabe a análise de como é e como deveria ser manejado os resíduos na realidade do ambiente hospitalar. O presente trabalho analisa a cadeia de geração de resíduos de um hospital e seu manejo de acordo com a legislação vigente, para tanto é apresentado a legislação vigente sobre o tema, o contexto atual sobre manejo de resíduos de saúde, a cadeia de geração de resíduos atual e a percepção dos funcionários acerca destes resíduos e o seu manejo. Os resultados foram coletados por meio de questionários em entrevistas diretas e indiretas e demonstram que as políticas atuais do hospital são direcionadas para a segurança e saúde do trabalho e não a sustentabilidade, porém ações já estão sendo feitas pelos gestores do hospital para se adequar a um mundo mais sustentável e as legislações mais recentes. Conclui-se que o hospital em questão está mais preparado para se adequar as normas de sustentabilidade do que outros hospitais estudados anteriormente e que ações de treinamentos sobre sustentabilidade no dia a dia dos funcionários são a melhor maneira de expandir a responsabilidade destes sobre o assunto.
Abstract: Due to the increase of the population and their life expectancy the health service has been increasing and, consequently, also grows the amount of waste produced in these services. As a result of their hazardousness these residues need special treatment so as not to endanger human life and the environment. In order to promote a proper disposal, laws and public policies are increasingly highlighted as a differential in guaranteeing sustainability. In this scenario is analyzed how waste management is and how should be handled in the hospital environment. This paper analyzes the waste production chain of a hospital and its management in accordance with current legislation, for which it is presented the current legislation on the subject, the current context on health waste management, the waste production chain and the perception of employees about these wastes and their management. The results were collected through questionnaires in direct and indirect interviews and they demonstrate that the hospital's current policies are focused on occupational safety and health and not sustainability, but actions are already being taken by hospital managers to fit a the most sustainable world and the latest legislation. It is concluded that the hospital in question is better prepared to conform to sustainability standards than other hospitals studied previously and that training actions on sustainability with the employee are the best way to expand their responsibility on the subject.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons