Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22922
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GleidsonOliveiraDaSilva_tcc.pdf1,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sustentabilidade urbana e gestão de resíduos sólidos : o caso do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Gleidson Oliveira da
Orientador(es): Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar
Assunto: Cidades sustentáveis
Gestão de resíduos sólidos
Sustentabilidade
Indicadores de sustentabilidade
Data de apresentação: 8-Jul-2016
Data de publicação: 15-Jan-2020
Referência: SILVA, Gleidson Oliveira da. Sustentabilidade urbana e gestão de resíduos sólidos: o caso do Distrito Federal. 2016. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A cidade sustentável pode ser vista como um sistema integrado em que os aspectos sociais, econômicos, ambientais e institucionais estão harmonizados. Esses aspectos perpassam por diferentes áreas de estudo, sendo que gestão de sólidos foi a área escolhida para o presente estudo no contexto do Distrito Federal. O objetivo deste estudo é avaliar os desafios atuais para as políticas públicas em termos de se alcançar a sustentabilidade na gestão de Resíduos Sólidos no Distrito Federal. Para alcançar o objetivo foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, com ênfase no contexto dos resíduos sólidos dentro da área da sustentabilidade urbana no Brasil e no Mundo. Foi também pesquisado sobre políticas públicas voltadas a gestão de resíduos sólidos em âmbito nacional e internacional, sendo assim, usou-se de indicadores para medir o grau de sustentabilidade urbana relacionado à gestão de resíduos sólidos. Foram realizadas entrevistas com o objetivo de compreender os principais avanços e desafios da gestão de resíduos sólidos na capital federal. Como resultado, o estudo apresenta um diagnóstico a partir dos indicadores utilizados sobre gestão de resíduos sólidos, aplicados no âmbito do Distrito Federal. Conclui-se que o Distrito Federal, vem se esforçando para avançar em sua gestão de resíduos, trabalhando com ações voltadas ao fechamento do seu Aterro Controlado e para aprimoramento de sua coleta seletiva. Percebe-se também que o DF está atento a Política Nacional de Resíduos Sólidos, apesar de ainda não ter cumprido com a legislação vigente totalmente, assim como a maioria dos municípios brasileiros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons