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dc.contributor.advisorOliveira, Carlos Henke de-
dc.contributor.authorNascimento, Airton Rener Pestana do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Airton Rener Pestana do. Monóxido de carbono e material particulado na atmosfera do Distrito Federal: mapeamento espaço-temporal e processos de geração/atenuação. 2016. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA poluição do ar é um problema frequente em quase todos os centros urbanos, prejudicando os ecossistemas e causando risco à saúde e à qualidade de vida das pessoas que nelas vivem. Dentre os principais poluentes abordados na literatura, o material particulado (MP) e o monóxido de carbono (CO) ganham destaque por apresentarem fontes de emissões típicas nas áreas urbanas, principalmente associadas a frota e veicular. Diante desse contexto e de que esses poluentes não são monitorados pelo órgão ambiental de Brasília, este trabalho tem como principais objetivos; mapear as concentrações desses poluentes, compreender suas variações espaciais e temporais, além de compreender alguns mecanismos que influenciam no aumento e na atenuação desses poluentes. Para isso foi utilizado a sonda SAPHIRA 3, um equipamento móvel composto por vários sensores eletrônicos de baixo custo, dentre eles sensores que medem concentrações de MP e CO. As amostragens foram realizadas em algumas das principais vias de Brasília como nos Eixos Rodoviários, EPIA e EPTT, instalando-se essa sonda em um automóvel e uma bicicleta. O estudo concentrou-se num período de 4 semanas, nos meses de maio e junho de 2016. Os resultados mostram que as concentrações de média de MP e CO em Brasília são relativamente baixas, porém alguns picos diários excedem o que é indicado pelos padrões de qualidade do ar, podendo causar danos à saúde de grupos de risco. A velocidade do vento é um fator meteorológico que está correlacionado com as concentrações desses poluentes, possivelmente contribuindo com a dispersão destes. O número de carros circulando nas vias aumenta a emissão e, consequentemente, a concentração de CO e MP. Porém, isso depende muito dos aspectos qualitativos relacionados à própria frota veicular. Dentre as vias amostradas, a EPIA e a EPTT são as que apresentam maiores concentrações de ambos os poluentes em quase todos os turnos. Também se observa uma nítida diferença entre as variações de MP e CO entre os dia úteis e fim de semana, porém não é um padrão notado em todas as vias amostradas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPoluiçãopt_BR
dc.subject.keywordMonóxido de carbonopt_BR
dc.subject.keywordPoluição - aspectos ambientaispt_BR
dc.subject.keywordMonitoramento ambientalpt_BR
dc.titleMonóxido de carbono e material particulado na atmosfera do Distrito Federal : mapeamento espaço-temporal e processos de geração/atenuaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-14T13:50:27Z-
dc.date.available2020-01-14T13:50:27Z-
dc.date.submitted2016-08-23-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22913-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Air pollution is a frequent environmental problem for almost every urban centers. It affects ecosystems and causes risk to health and life quality of people who live there. Particulate matter (PM) and carbon monoxide (CO) are atmospheric pollutants highlighted by presenting typical sources of emissions in urban areas associated mainly to vehicular traffic. Due the fact that the environmental agency of Brasilia do not conduce monitoring for those factors, this research aims to mapping pollutants concentrations, understand their spatial and temporal variations, as well some mechanisms that influence it increase and decrease. The samples were taking using the SAPHIRA 3, a mobile device composed of various electronic sensors, including these for MP and CO concentrations. The mobile samplings (using an automobile and a bicycle) were carried out along four weeks between May and June 2016, in some of the urban roads of the Federal District as Eixos Rodoviários, EPIA and EPTT. The results indicate relatively low average concentrations of PM and CO in Brasilia, but some daily peaks exceed the concentrations for air quality standards and may cause damage to the health of risk groups. The wind speed is a weather factor that is correlated to pollutants concentrations, possibly contributing to its dispersion. The number of cars moving on the roads increases the emission and consequently the concentration of CO and MP. However, it depends largely on the qualitative aspects related to the composition of vehicular traffic. Among the sampled routes, the EPIA and EPTT showed higher concentrations of both pollutants at almost every turn. There is a notable difference for variations of pollutants between weekday and weekend, but is only noticed for some particular route.pt_BR
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