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Título: Influência das novas mídias na obsolescência programada e seus impactos
Autor(es): Soares, Fernanda Santana
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Assunto: Obsolescência programada
Impacto ambiental
Sociedade de consumo
Data de apresentação: 8-Set-2017
Data de publicação: 14-Jan-2020
Referência: SOARES, Fernanda Santana. Influência das novas mídias na obsolescência programada e seus impactos. 2017. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a evolução da obsolescência de desejabilidade caminhando dos anos 60 até a atualidade. A partir de uma revisão de literatura serão expostos os motivos pelos quais acredito que a obsolescência de desejabilidade não é alvo mais somente da mudança de tendências, como era usada inicialmente, mas também de sua inserção em uma Sociedade da Informação em que o acesso à mídia é cada vez maior por meio das novas Tecnologias da Informação e as exibições das tendências estão em cada vez mais meios de comunicação, Transmídia. Tais fatores influenciariam o desejo do consumidor, a partir da tendência de domesticação de ideias desses meios, fazendo-o então desejar o novo e comprá-lo antes mesmo de uma necessidade de funcionalidade. Porém, o aumento desse consumo gera sérios problemas ambientais: o meio ambiente alimenta todo esse processo de economia e produção em larga escala e também recebe de volta seus dejetos. A partir disso serão demonstrados os impactos dessa prática quando vistos pela ótica da Economia Ecológica.
Abstract: The present work aims to demonstrate the evolution of obsolescence of desirability through the decades of 1960 to present time. From a literature review, reasons will be exposed from which I believe that the obsolescence of desirability is the result not only of changes in trends, as used before, but also of its insertion in an Information Society in which access to media happens more and more through new Information Technologies and the trends are exhibited by more and more communication media, Transmedia. Such factors have influenced consumer's desire from a domestication trend of ideas in said media, making him want the new and buy it even before a functionality need. Yet, the raise of consumption generates serious environmental issues: the environment feeds all this large-scale production and economy process and receives its waste also. From this it will be shown the impacts of such practice when seen through an Ecological Economy optics.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biológicas, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



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