Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22907
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PaulaCristinaSoares_tcc.pdf2,42 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorZaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar-
dc.contributor.authorSoares, Paula Cristina-
dc.identifier.citationSOARES, Paula Cristina. Ciclovias na cidade de São Paulo: análise de relatos da mídia. 2016. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar publicações na mídia feitas entre o período de 2014 a 2016 cujo tema central foram as ciclovias da cidade de São Paulo. Buscou-se verificar se havia predominância de abordagens positivas ou negativas no conteúdo pesquisado. A metodologia utilizada foi a análise de noventa publicações de diferentes veículos de comunicação, considerando-se as páginas online de notícias mais acessadas do Brasil. No referencial teórico foram apresentados os benefícios advindos da implementação de ciclovias e do incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte alternativo a veículos que requerem combustíveis fósseis para operar, bem como uma comparação de dados de ciclovias de cidades grandes de diferentes países. Apresentaram-se também referências teóricas sobre análise de conteúdo e de discurso, bem como sobre a influência da mídia sobre a opinião pública. Os resultados apresentaram predominância de abordagens negativas em 62% das manchetes, abordagens neutras em 13% e positivas em 25%. Quanto ao conteúdo, houve predominância de abordagens negativas em 54%, neutras em 17% e positivas em 29%. Conclusões e perspectivas sugeriram a adoção de uma política pública robusta voltada a mobilidade urbana e medidas educativas para beneficiar a população e promover a cidadania na cidade de São Paulo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCicloviaspt_BR
dc.subject.keywordMídiapt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.titleCiclovias na cidade de São Paulo : análise de relatos da mídiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-14T11:44:42Z-
dc.date.available2020-01-14T11:44:42Z-
dc.date.submitted2016-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22907-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this research is to analyze publications made in the period from 2014 to 2016 whose main theme were the bike lanes in the city of São Paulo. This research focused on the approach for the contents analyzed, verifying whether it was predominantly positive or negative. Ninety publications were used in this study, which were disclosed in different vehicles of communication, considering the most accessed news websites in Brazil. Theory references showed the benefits resulting from the implementation of bike lanes and from the promotion of the use of bicycles as an alternative to vehicles which require fossil fuels to operate, as well as a comparison of data regarding bike lanes in big cities located in different countries. Theory references also comprised discourse and content analysis, as well as the influence of media on public opinion. Results showed a negative approach towards headlines in 62% of the publications analyzed. It was neutral in 13% and positive in 25% of them. As for contents, a negative approach was noticed in 54% of the materials analyzed. It was neutral in 17% and positive in 29% of them. Conclusions and perspectives suggested adopting a consistent public policy focused on urban mobility and educational measures in order to benefit the population and promote civil responsibility in the city of São Paulo.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons