Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CesarFelipeCarvalhoDaher_tcc.pdf14,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Astrologia interativa : um projeto de horóscopo manual
Autor(es): Daher, César Felipe Carvalho
Orientador(es): Siqueira, Nayara Moreno de
Assunto: Horóscopo
Astrologia
Design de informação
Cultura maker
Data de apresentação: 28-Nov-2018
Data de publicação: 13-Jan-2020
Referência: DAHER, César Felipe Carvalho. Astrologia interativa: um projeto de horóscopo manual. 2018. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este relatório apresenta o desenvolvimento de um artefato interativo para astrologia ocidental como Trabalho de Conclusão de Curso nas disciplinas de Diplomação em Programação Visual e Projeto de Produto. O projeto tem como objeto de estudo a estrutura de um diagrama conhecido como mapa astral ou horóscopo e consiste na tentativa de traduzí-la para um objeto interativo. A princípio se investigou acerca da história da astrologia ocidental por meio de textos, livros e artigos. Ainda neste campo, foram feitos estudos visuais dos horóscopos. Também foi feito um estudo sobre cultura material e cultura maker, que culminou em um estudo sobre tecnologias de fabricação digital, dentre elas a cortadora a laser que foi extensivamente usada ao longo do projeto. Definidos o tema, o espaço de atuação e o meio de fabricação, foi dado início a um processo de experimentação que guiou o projeto até o final. Foram produzidos treze modelos volumétricos, com destaque para oito exemplares confeccionados em escala 1:1 apresentados neste relatório. Cada modelo foi inicialmente produzido digitalmente, com o auxílio de softwares de desenho vetorial e modelagem 3D. A confecção de cada modelo contou com experimentações em forma e materiais para explorar diferentes princípios construtivos. A validação dos modelos foi feita com base nos conhecimentos adquiridos sobre astrologia e também consultando possíveis usuários, entre eles astrólogos, que contribuiram com questões informacionais, estéticas e de uso. Ao final do projeto, os dois principais produtos foram uma proposta de configuração formal para o objeto que contempla as características visuais e informacionais de um horóscopo e uma proposta de desenho de bidimensional orientada a uma estética mais tradicional, com maior categorização de seus elementos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2018.
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons