Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22885
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LayanneSouzaGuirra_tcc.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação ecotoxicológica e aplicação de processos oxidativos avançados para tratamento da água de lavagem de biodiesel
Autor(es): Guirra, Layanne Souza
Orientador(es): Almeida, Fernanda Vasconcelos de
Assunto: Energia - fontes alternativas
Recursos hídricos
Água - uso
Biodiesel
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 13-Dez-2019
Referência: GUIRRA, Layanne Souza. Avaliação ecotoxicológica e aplicação de processos oxidativos avançados para tratamento da água de lavagem de biodiesel. 2016. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Desde meados da década de 70, a crise mundial do petróleo impulsionou a crescente necessidade de ampliar, de modo sustentável, o uso de fontes renováveis de energia para fornecer maior segurança ao suprimento energético e reduzir os impactos ambientais associados ao uso dos combustíveis fósseis. O biodiesel pode ser considerado uma alternativa viável ao uso do combustível fóssil, uma vez que a matéria prima para sua produção é renovável e que a sua combustão, comparada ao combustível fóssil, resulta em menor emissão de alguns poluentes atmosféricos. Todavia, a produção de biodiesel exige uma etapa de purificação em que um grande volume de água (entre 3 a 4 vezes o volume de biodiesel produzido) é consumido. Após a purificação, essa água de lavagem apresenta qualidade inapta para o lançamento direto em corpos aquáticos. Este estudo teve como objetivo avaliar a degradação da matéria orgânica e a redução da ecotoxicidade da água de lavagem de biodiesel por meio de processos Foto-Fenton e Fotólise com luz solar. Nos experimentos realizados, um volume de 500 mL de água de lavagem foi submetido aos processos Foto-Fenton (empregando-se ferro e peróxido de hidrogênio) e Fotólise (sem aditivos químicos), ambos utilizando luz solar. O melhor resultado (cerca de 94 % de redução de COT) foi obtido empregando a Fotólise Solar. O tratamento realizado pelo processo Foto-Fenton apresentou uma redução de 91,85 % de COT. As águas de lavagens tratadas (com e sem ajuste de pH) foram submetidas a ensaios ecotoxicológicas com embriões de peixe zebra, quando avaliou-se parâmetros como taxa de mortalidade e taxa de eclosão dos organismos expostos. Os resultados revelaram que a água de lavagem sem tratamento (controle positivo) apresenta elevada toxicidade e exerce um importante efeito de inibição da eclosão dos organismos. A água tratada pelo processo Foto-Fenton apresentou um significativo efeito na eclosão (inibiu a eclosão de cerca de 50 % dos organismos). Já a água submetida à Fotólise Solar apresentou uma redução da toxicidade e não exerceu efeito na eclosão dos embriões. Além disso, a aplicação deste processo não demanda o uso de aditivos químicos e nem de energia elétrica. Sugere-se, portanto, que a Fotólise Solar é uma alternativa promissora para o tratamento da água de lavagem de biodiesel.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons