Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2286
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PriscilaAzevedoAredes.pdf229,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adultos de um centro de ensino em Brasília : motivações e mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem do inglês como segunda língua
Autor(es): Aredes, Priscila Azevedo
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Professores de inglês
Língua inglesa - estudo e ensino
Aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 21-Jul-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: AREDES, Priscila Azevedo. Adultos de um centro de ensino em Brasília: motivações e mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem do inglês como segunda língua. 2011. 70 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo de pesquisa tem como título: Adultos de um centro de ensino em Brasília: motivações e mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem do inglês como segunda língua. O objetivo geral foi investigar que motivações têm adultos de um centro de ensino em Brasília para aprender inglês e a mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem do inglês como segunda língua. Os objetivos específicos foram: identificar a trajetória dos adultos participantes deste estudo em relação ao processo de aprendizagem da língua inglesa como segunda língua; identificar a influência da relação professor-aluno no processo de aprendizagem do inglês como segunda língua; identificar as estratégias pedagógicas e de aprendizagem utilizadas pelo professor e pelos alunos para ensinar e aprender inglês como segunda língua. A pesquisa foi realizada em um centro de ensino (franquia de uma rede nacional de idiomas). Participaram do estudo quatro professores da língua inglesa e quatro estudantes entre 26 e 37anos, trabalhadores e que, no momento, não estavam estudando inglês pela primeira vez. Utilizamos como metodologia de pesquisa, qualitativa e instrumentos de construção de dados entrevistas semi-estruturadas e análise documental. A análise dos dados construídos mostrou que no centro de ensino pesquisado, tanto alunos como professores consideram a relação professor-aluno como fator de motivação para a construção do conhecimento da língua inglesa e que, se este professor está motivado, possui condições de oportunizar situações em que o aluno encontre significado no objeto de sua aprendizagem. Percebeu-se, também, que apenas a motivação não é suficiente para que o adulto aprenda a língua inglesa, mas a prática pedagógica do professor, o diálogo presente na relação professor-aluno e a autonomia dos próprios alunos (que faz com que lancem mão de diferentes estratégias de aprendizagem), são essenciais para que o conhecimento seja construído.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons