Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2285
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlguimarSerafimMoreira.pdf288,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão escolar : por uma inclusão além da escola
Autor(es): Moreira, Alguimar Serafim
Orientador(es): Avila, Nadja Ramos de
Assunto: Educação inclusiva
Estudantes deficientes
Currículo escolar
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: MOREIRA, Alguimar Serafim. Inclusão escolar: por uma inclusão além da escola. 2011. 35 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia visa apresentar uma pesquisa realizada em uma Escola Classe de Brazlândia/DF buscando identificar as dificuldades encontradas no processo de inclusão dos educandos portadores de necessidades educacionais especiais. Com objetivos específicos de: verificar se há uma construção de uma proposta inclusiva que garanta a todos os alunos a construção da autonomia, como: as atividades da vida diária, adaptando-o às suas necessidades, atividades ocupacionais/laborativas relacionadas ao emprego e trabalho; compreender como é feita a inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais em escolas comuns; verificar se a adequação curricular está atendendo os educandos, e se está voltada às suas necessidades educacionais. A pesquisa tem no ambiente natural (escola) como fonte direta dos dados: sendo que os estudos qualitativos terão predominância, mas em certos momentos aparecerão traços quantitativos. A pesquisa foi realizada por meio de um Estudo de Caso, que abordou com profundidade poucos objetos de pesquisa, procurando conhecer em profundidade a realidade de como a inclusão está acontecendo, através de observação, entrevista, redação e análise documental (leis, decretos, regulamentações).
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons