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dc.contributor.advisorCosta, Américo Pierangeli-
dc.contributor.authorSantos, Marco Antonio Batista dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Marco Antonio Batista dos. Segmentando o mercado de fitness em Brasília. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA prática de atividade física como caminho para uma vida saudável é cada vez mais divulgada pelos meios de comunicação, fazendo com que as pessoas tornem-se adeptas desse estilo de vida, gerando assim um mercado crescente para as academias de ginástica, que inovam e criam novas práticas para chamar a atenção de tal publico. Para conquistar e fidelizar mais clientes, donos e gestores de academias de ginástica começam a investir em estratégias de marketing, como a tratada neste trabalho, chamada segmentação de mercado. O objetivo geral deste trabalho consistiu em identificar quantos e quais são os segmentos do mercado de fitness de Brasília. Para o desenvolvimento da pesquisa e coleta dos dados, utilizamos um questionário elaborado a partir da escala proposta por Costa, Rezende e Mesquita (2012), preenchido por alunos de três unidades de uma rede de academias localizadas em Brasília. Após a análise dos dados coletados foi possível identificar três segmentos, sendo eles, muito satisfeitos, seguido dos satisfeitos e por último, os insatisfeitos. O nível de educação parece influenciar no grau de percepção de qualidade dos clientes, assim como os frequentadores da manhã apresentam melhores percepções de qualidade do que os da noite. As demais variáveis demográficas não caracterizaram predominância nos grupos analisados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAcademias de ginásticapt_BR
dc.subject.keywordExercícios físicospt_BR
dc.titleSegmentando o mercado de fitness em Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T14:46:38Z-
dc.date.available2019-12-03T14:46:38Z-
dc.date.submitted2017-07-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22835-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The practice of physical activity as a path to a healthy life is increasingly publicized by means of communication, making as people become adherents of this lifestyle, thus generating a growing market for gyms that innovate and create new Practices to draw the attention of such a public. To gain and retain more customers, owners and managers of fitness centers begin to invest in marketing strategy, such as the one dealt with in this work, called market segmentation. The general objective of this work was to identify how many and which are the segments of the fitness market of Brasilia. For the development of the research and data collection, it uses a questionnaire elaborated from the scale proposed by Costa, Rezende and Mesquita (2012), filled by students from three units of a network of academies located in Brasilia. After an analysis of the collected data, it was possible to identify three segments, which were very satisfied, followed by the results and, finally, the dissatisfied ones. The level of customer perception of quality, as well as the morning visitors, improved in quality. As other demographic variables did not characterize predominance in the groups analyzed.pt_BR
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