Título: | Inclusão dos alunos com deficiência física nas aulas de educação física |
Autor(es): | Souza, Gleiciane Anjos de |
Orientador(es): | Castro, Oséias Guimarães de |
Assunto: | Pessoas com deficiência física Educação inclusiva Educação física para deficientes |
Data de apresentação: | 9-Dez-2017 |
Data de publicação: | 3-Dez-2019 |
Referência: | SOUZA, Gleiciane Anjos de. Inclusão dos alunos com deficiência física nas aulas de educação física. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2017. |
Resumo: | O presente estudo objetiva compreender/problematizar/investigar as práticas pedagógicas inclusivas dos professores de Educação Física em relação aos alunos que apresentam deficiência física no ensino regular. Especificamente, tem como intuito descrever as estruturas de acessibilidade no ambiente escolar e nos espaços das aulas de Educação Física; compreender a percepção do professor sobre o problema da inclusão no ensino escolar; investigar as diferentes estratégias metodológicas e pedagógicas do professor ao lidar com problemáticas ligadas a educação inclusiva. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, realizado através de uma leitura criteriosa e analítica em bases de dados e informações científicas. A Educação Inclusiva desenvolvidas nas aulas de Educação Física têm muito a beneficiar o deficiente físico através de propostas metodológicas que possam utilizar o movimento, o corpo, a expressão, o jogo e o esporte como um meio de oportunidade para a inclusão da diferença, além de proporcionar aos alunos experiências que enfatizem a interação, cooperação e igualdade. O professor de Educação Física é um importante articulador no desenvolvimento da Educação Inclusiva, através da promoção do desenvolvimento, adaptação e interação do deficiente físico com os demais colegas em suas aulas. Para tanto, faz-se necessário que o professor esteja capacitado para que saiba lidar com o aluno no dia a dia, auxiliando-o no seu processo de inclusão e desenvolvimento das suas capacidades. |
Abstract: | This study aims to understand / discuss / investigate inclusive pedagogical practices of teachers of physical education in relation to students with disabilities in mainstream education. Specifically, it has the intention to describe the accessibility of structures in the school environment and in the spaces of physical education classes; understand the perception of the teacher about the problem of inclusion in school education; investigate the different methodological and pedagogical strategies of the teacher to deal with issues related to inclusive education. This is a bibliographic review carried out through a careful and analytical reading in databases and scientific information. Inclusive Education developed in the Physical Education classes have much to benefit the handicapped through methodological proposals that may use movement, body expression, game and sports as an opportunity through the inclusion of difference, and provide students with experiences that emphasize interaction, cooperation and equality. Professor of Physical Education is an important articulator in the development of inclusive education by promoting the development, adaptation and interaction of the handicapped with the other colleagues in their classes. Therefore, it is necessary that the teacher is able to learn to deal with the student on a daily basis, helping them in their process of inclusion and development of skills. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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