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dc.contributor.advisorCastro, Oséias Guimarães de-
dc.contributor.authorGonçalves, Pablo Furlan de Araújo-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Pablo Furlan de Araújo. O ensino da arte marcial na escola: inserção do jiu-jitsu nas aulas de educação física. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista que a Educação Física necessita da inserção de práticas e atividades que diversifiquem o conteúdo tradicionalmente utilizado (futebol, voleibol, basquete, etc.) tornando suas aulas mais atraentes e motivadoras, oferecendo uma gama de experiências e possibilidades, promovendo o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. O presente estudo aborda a inserção pedagógica curricular através da prática do jiu-jitsu na Educação Física escolar visando o desenvolvimento global de crianças e adolescentes. Composto de uma experiência na qual alunos do ensino fundamental foram submetidos à iniciação em uma Arte Marcial, apresentando-lhes os seus conceitos, movimentos básicos e filosofia. Tendo por objetivo comprovar os benefícios da prática da Arte Marcial Jiu-Jitsu Brasileiro no âmbito escolar viabilizando assim a sua inserção nas aulas de Educação Física.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordArtes marciaispt_BR
dc.subject.keywordLutas corporaispt_BR
dc.titleO ensino da arte marcial na escola : inserção do jiu-jitsu nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T13:48:07Z-
dc.date.available2019-12-03T13:48:07Z-
dc.date.submitted2017-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22829-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Since Physical Education needs to insert practices and activities that diversify the content traditionally used (soccer, volleyball, basketball, etc.) making its classes more attractive and motivating, offering a range of experiences and possibilities and promoting learning and development. The present study approaches a pedagogical insertion of the curriculum through the practice of jiu-jitsu in the Physical School Education aiming at the global development of children and adolescents. Composed of an experience in which elementary and fundamental school students were subjected to a haze in a Martial Art, presenting them their concepts, basic movements and philosophy. The objective of this study was to prove the benefits of practicing the Brazilian Jiu-Jitsu Martial Art without school selection, thus enabling its insertion in Physical Education classes.pt_BR
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