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Título: As relações sociais e a discussão do conceito de gênero, a partir da educação física escolar
Autor(es): Lima, Leandro Cardoso
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Educação física escolar
Gênero - relações
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 26-Nov-2019
Referência: LIMA, Leandro Cardoso. As relações sociais e a discussão do conceito de gênero, a partir da educação física escolar. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a realidade das relações de gênero nas aulas de Educação Física de uma instituição de ensino publica do município de Piritiba – BA. A metodologia utilizada teve caráter quantitativo e qualitativo, onde a coleta dos dados foi realizada por meio de um período de observações, e logo após foram aplicados questionários fechados com perguntas objetivas de múltiplas escolhas. Os questionários se dividiam em duas categorias de entrevistados, uma para alunos, e outra para docente. Para a amostra, foram entrevistados dois alunos e duas alunas, além do professor regente da turma. A apresentação e analise dos resultados ocorreu por meio descritivo. Os resultados apontaram a realidade de aulas de Educação Física separadas por gêneros, onde os docentes encontram dificuldades em implementar aulas mistas, e os principais motivos que explicam isto são a agressividade masculina durante a pratica de atividades e o próprio desinteresse das alunas.
Abstract: This study aimed to analyze the reality of gender relations in the Physical Education classes of a public education institution in the municipality of Piritiba - BA. The methodology used was quantitative and qualitative, where the data collection was performed through a period of observations, where shortly after closed questionnaires were applied with objective questions of multiple choices. The questionnaires were divided into two categories of interviewees, one for students, and one for teachers. For the sample, two students and two students were interviewed, besides the teacher regent of the class. The presentation and analysis of the results occurred by descriptive means. The results pointed to the reality of physical education classes separated by genders, where teachers find it difficult to implement mixed classes, and the main reasons for this are the male aggression during the practice of activities and the students' own lack of interest.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.
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