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Título: Os jogos e as brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental na escola pública : realidade da prática pedagógica
Autor(es): Santana, Emik Barbosa de
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Práticas pedagógicas
Brincadeiras
Jogos
Ensino fundamental
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 26-Nov-2019
Referência: SANTANA, Emik Barbosa de. Os jogos e as brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental na escola pública: realidade da prática pedagógica. 2017. ix, 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a prática pedagógica e as atividades, projetos e ações desenvolvidas através de jogos e brincadeiras que estão inseridos no planejamento e na prática pedagógica das professoras da rede pública de ensino das séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola pública do município de Miguel Calmon-BA. O público alvo foram as 4 turmas do turno matutino, o 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Este estudo teve como amostra 4 professoras pedagogas. Para a coleta de dados foram utilizados questionários contendo 6 questões, com perguntas abertas e fechadas, sendo aplicados com as professoras. De acordo com os dados coletados que foram descritos neste estudo, nota-se que os jogos e brincadeiras estão inseridos no planejamento das professoras através de projetos que não ocorrem com muita frequência, sendo apenas em datas específicas e no momento do recreio sem o direcionamento das professoras. Desta forma o tempo e espaço disponíveis para o desenvolvimento de tais atividades são limitados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.
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