Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22803
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IaraAlvesDosSantos_tcc.pdf839,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ludicidade no processo de aprendizagem : relato de experiência da prática de ensino sobre o lúdico nas aulas de educação física
Autor(es): Santos, Iara Alves dos
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Educação de crianças
Ludicidade
Aprendizagem
Data de apresentação: 2-Dez-2017
Data de publicação: 26-Nov-2019
Referência: SANTOS, Iara Alves dos. Ludicidade no processo de aprendizagem: relato de experiência da prática de ensino sobre o lúdico nas aulas de educação física. 2017. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017.
Resumo: O presente estudo reflete sobre a ludicidade no processo de ensino aprendizagem e relatos de experiências das professoras que trabalham nos centros de Educação Infantil, considerando a importância do brincar neste contexto educacional. São considerados como objetivos principais relatar as experiências dos professores atuantes na Educação Infantil e compreender a importância do lúdico no processo de alfabetização. Dessa forma nosso problema de pesquisa: Como o lúdico pode contribuir para o processo de aprendizagem entre crianças de 4 a 5 anos de idade nas creches? Com intuito de cumprir com nossos objetivos e responder ao nosso problema utilizou-se uma pesquisa qualitativa com base em uma entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada em duas creches da Rede Municipal do município de Piritiba-Ba. Participaram desta pesquisa 06 professores atuantes em sala de aula da Educação Infantil. Os dados levantados no estudo revelam que a ludicidade é reconhecidamente um método de aprendizagem que pode trazer diversas melhorias para as crianças, é um excelente meio de incentivar e auxiliar a aprendizagem. O lúdico não é benefício apenas durante as aulas de Educação Física, mas sim, em todas as matérias. Cabe aos docentes estimular seus alunos através dos métodos lúdicos para que tenham um efetivo e prazeroso aprendizado.
Abstract: The present study reflects on the playfulness in the teaching process and learning experience reports of teachers who work in early childhood centers, considering the importance of play in this context. Are considered as main objectives relate the experiences of teachers in early childhood education and understand the importance of playfulness in the literacy process. In this way our research problem: As the playful can contribute to the process of learning among children of 4 to 5 years of age in day-care centers? In order to comply with our objectives and responding to our problem we used a qualitative research based on a semi-structured interview. The survey was conducted in two kindergartens Municipal network of the municipality of Piritiba-Ba. Participated in this research 06 active classroom teachers of early childhood education. The data collected in the study reveal that the playfulness is admittedly a learning method that can bring several improvements for children, is an excellent way to encourage and assist learning. The playful is not benefit only during physical education classes, but rather, in all matters. It is up to the teachers to encourage their students through the playful methods so that they have an effective and enjoyable learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons