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Título: Desmotivação em aulas de educação física no ensino fundamental e médio : apontamentos da literatura científica da educação física
Autor(es): Silva, Tarcila Pissango da
Orientador(es): Costa, Jonatas Maia da
Assunto: Educação física escolar
Motivação na educação
Educação física
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 26-Nov-2019
Referência: SILVA, Tarcila Pissango da. Desmotivação em aulas de educação física no ensino fundamental e médio: apontamentos da literatura científica da educação física. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivo: Investigar a desmotivação dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental e médio segundo periódicos nacionais da Educação Física, descrever os fatores relacionados a essa desmotivação e buscar por meio dessa pesquisa o que pode ser feito para que os alunos se sintam mais motivados nas aulas de educação física. Métodos: Revisão sistemática de literatura, para o embasamento teórico do estudo foram utilizados dados coletados em pesquisas realizadas em artigos através dos bancos dados do site especializado em artigos científicos - Google Acadêmico. Resultados: Através da pesquisa detectou-se uma parte de alunos desmotivados com as aulas de educação física, entre os principais fatores relacionados a desmotivação nas aulas estão: A falta de material adequado e pouca infraestrutura para a realização das aulas; a supervalorização dos alunos que apresentam melhores desempenho; A exclusão por parte dos colegas; Alunos que não conseguem realizar as atividades corretamente, outros que não participam por vergonha de se exporem, rejeição as novidades e medo de errar; Preocupação com as outras matérias cobradas no vestibular; Aulas de educação física ministradas fora do período das demais disciplinas; Dispensa das aulas de educação física e por fim alunos que se sentem desmotivados com as aulas por não gostar de praticar atividades física. Conclusão: A desmotivação é presente entre os alunos, porém é possível os motiva-los. Darido (2004) e Perfeito (2008) sugere aulas envolvendo várias atividades esportivas como dança, luta, ginástica, artes marciais, assim o aluno terá uma gama de opção e o que motivará a escolher a atividade com que mais se identifica. Folle (2012) estimula os educadores a envolver os alunos em jogos esportivos, pois esse tipo de atividade motiva do aluno a participar da aula. É possível motivar os alunos afastando os fatores que os desmotivam, temos como exemplo a desmotivação por falta de infraestrutura inadequada e a falta de material que pode ser mudada se a instituição passar a oferecer uma melhor infraestrutura e material adequado para as aulas. É nítido que motivar o aluno não depende somente do professor, cabe a instituição fazer sua parte. É válido lembrar que também é papel dos pais motivar seus filhos.
Abstract: Objective: To investigate students' lack of motivation in physical education classes in elementary and secondary education according to National Physical Education journals, to describe the factors related to this motivation and to search through this research what can be done to make students feel more motivated in physical education classes. Methods: Systematic review of literature, for the theoretical basis of the study were used data collected in surveys conducted in articles through the banks data from the site specialized in scientific articles - Google Scholar. Results: Through the research, we detected a group of students who were not motivated by physical education classes. Among the main factors related to demotivation were: The lack of adequate material and little infrastructure for the classes; the overvaluation of students who perform better; Exclusion from colleagues; Students who can not perform activities correctly, others who do not participate for the sake of exposure, rejection of the news and fear of making mistakes; Concern with other materials collected in the vestibular; Physical education classes taught outside the period of the other disciplines; Exemption from physical education classes and finally students who feel unmotivated with classes because they do not like to practice physical activities. Conclusion: Demotivation is present among students, but it is possible to motivate them. Darido (2004) and Perfeito (2008) suggest classes involving various sports activities such as dance, wrestling, gymnastics, martial arts, so the student will have a range of options and what motivates him to choose the activity with which he most identifies himself. Folle (2012) encourages educators to involve students in sports games, as this type of activity motivates the student to participate in the class. It is possible to motivate students away from the factors that discourage them. Examples are the lack of motivation due to the lack of adequate infrastructure and the lack of material that can be changed if the institution offers better infrastructure and adequate material for the classes. It is clear that motivating the student does not depend only on the teacher, it is up to the institution to do its part. It is worth remembering that it is also the role of parents to motivate their children.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
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