Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RandsonAndradeSilveira_tcc.pdf186,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da postura corporal sobre os fatores físicos e psicológicos em escolares : uma revisão de literatura
Autor(es): Silveira, Randson Andrade
Orientador(es): Melo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de
Assunto: Postura humana
Sedentarismo
Obesidade
Data de apresentação: 6-Jul-2017
Data de publicação: 25-Nov-2019
Referência: SILVEIRA, Randson Andrade. A influência da postura corporal sobre os fatores físicos e psicológicos em escolares: uma revisão de literatura. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Trata-se de um estudo de revisão narrativa cujo objetivo foi analisar na literatura a produção de estudos relacionados à postura corporal e aspectos físicos e psicológicos relacionados em escolares. Realizou-se uma analise bibliográfica em artigos e trabalhos realizados entre os anos de 2000 -2016. As bases de dados utilizadas foram scielo e pubmed. A amostra foi simplificada a 18 trabalhos sendo 14 deles realizados no Brasil. A maioria dos trabalhos mostra que existem variáveis que afetam a postura corporal de escolares, como a obesidade, o sedentarismo, a mobília escolar dentre outras. Os problemas psicológicos observados traduzem a necessidade de intervenção de um profissional da área, haja visto que são problemas relacionados ao corpo e a imagem corporal, a má postura irá quantificar essas variáveis e afetar o comportamento social em indivíduos na fase de desenvolvimento. Cabe aos professores, observarem os problemas para dar suporte aos estudantes, realizando atividades que irão reduzir o problema e prevenir suas variáveis na escola, e consequentemente na vida adulta dos escolares.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons