Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22775
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RafaelaPinheiroLemosDosSantos_tcc.pdf363,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sono, sedentarismo e estresse em escolares dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio : uma revisão bibliográfica
Autor(es): Santos, Rafaela Pinheiro Lemos dos
Orientador(es): Melo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de
Assunto: Sono
Stress (Psicologia)
Sedentarismo
Adolescentes - saúde e higiene
Educação física escolar
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 25-Nov-2019
Referência: SANTOS, Rafaela Pinheiro Lemos dos. Sono, sedentarismo e estresse em escolares dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio: uma revisão bibliográfica. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A adolescência, faixa etária que abrange escolares dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio faz parte de uma parcela vulnerável da população, pois passam momentos de decisões e vivências intensas que estão relacionadas a qualidade de vida, pesquisas sugerem que elevados níveis de estresse entre os escolares e a irregularidade do sono, podem levar a problemas comportamentais e outros relacionados à saúde, devido aos processos naturais ocorridos neste período de transição. Estudos sugerem que um dos maiores problemas enfrentados pelos adolescentes nos dias de hoje estão envoltos ao estresse, ao sono e ao sedentarismo, logo, este artigo sugere que há uma possível interrelação entre essas variáveis e que a educação física pode diminuir os males causados por elas à saúde melhorando a qualidade de vida dos adolescentes tanto como alunos quanto posteriormente, visto que a educação física é muitas vezes a primeira e/ou única forma de contato com atividades físicas planejadas. Para a realização dessa revisão bibliográfica de cunho narrativo, foi realizado levantamento bibliográfico nas bases de dados do Scielo e Google Acadêmico, publicações no período de 2012 à 2017, resultando em 48 artigos, sendo utilizados para a revisão 23 publicações. A conclusão deste trabalho, foi que há sim uma associação entre o estresse, o sono e o sedentarismo em escolares dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio por estarem em uma faixa etária que faz parte de uma parcela vulnerável da população e passarem por momentos de decisões e vivências intensas, sendo visto também que as aulas de educação física em ambiente escolar tem sido fator contribuidor para a qualidade de vida quando relacionada a tais variáveis trazendo empoderamento quanto à prática da atividade física ao longo da vida, sabendo que é na escola que muitos alunos têm seu primeiro ou até mesmo único contato com atividades físicas planejadas a educação física se torna de fundamental importância para saúde.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons