Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22774
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MatheusRibeiroAndrade_tcc.pdf662,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Flexibilização curricular : análise da experiência de aprendizagem mediada na aula de educação física em um Centro de Ensino Especial
Autor(es): Andrade, Matheus Ribeiro
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Educação física escolar
Educação especial
Ensino - meios auxiliares
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 13-Jul-2017
Data de publicação: 25-Nov-2019
Referência: ANDRADE, Matheus Ribeiro. Flexibilização curricular: análise da experiência de aprendizagem mediada na aula de educação física em um Centro de Ensino Especial. 2017. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido em um Centro de Ensino Especial (CEE) de uma cidade satélite do DF. A seleção da escola foi feita por meio das observações realizadas ao longo do Estágio Supervisionado, na qual observou-se a ação educativa entre um professor e um aluno com deficiência intelectual (DI). Trata-se, portanto, de uma pesquisa pedagógica sobre uma aula de natação realizada como parte do Programa de Atendimento Educacional Especializado Complementar (PACAIE), em um Centro de Ensino Especial. A investigação faz parte linha de pesquisa sobre Flexibilização Curricular, que tem o compromisso com a reflexão sobre as possibilidades para adequação das experiências de aprendizagem de forma a garantir que, por meio da mediação do professor, os estudantes possam ser estimulados a envolverem-se de maneira ativa com a aprendizagem de conhecimentos. A pesquisa está fundamentada na teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), proposta por R. Feuerstein (1991), que descreve as características do ciclo de mediação e os recursos auxiliares para o ensino de estudantes com necessidades educativas especiais. Diante das dificuldades do estudante para a realização de “comandos múltiplos para a realização de uma tarefa de coordenação motora complexa” foi possível utilizar os conceitos da EAM para exemplificar que o professor deve ser capaz de refletir sobre a sua própria ação pedagógica, de maneira a identificar os obstáculos que impedem a construção do conhecimento, e então investir na busca do aperfeiçoamento da prática para garantir a aprendizagem a todos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons