Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22772
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_WagnerPereiraJunior_tcc.pdf985,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Resistência : estrutura, conceitos, métodos e desempenho
Autor(es): Pereira Júnior, Wagner Silva
Orientador(es): Ribeiro, Leonardo Lamas Leandro
Assunto: Capacidade motora
Exercícios físicos
Aptidão física
Data de apresentação: 20-Fev-2017
Data de publicação: 25-Nov-2019
Referência: PEREIRA JÚNIOR, Wagner Silva. Resistência: estrutura, conceitos, métodos e desempenho. 2016. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Resistência motora é definida pela capacidade de o corpo humano suportar a execução de determinado exercício por um certo período. Diversos estudos foram propostos na intenção de esclarecer os mecanismos que contribuem para a melhora desse desempenho. Nesse sentido, o objetivo desta revisão foi esclarecer sobre a estrutura do treinamento desta capacidade motora, auxiliando os profissionais que desejam prescrever treinos nessa temática. Ainda, analisar os diversos trabalhos que se propuseram a compreender a ocorrência da melhora do desempenho na referida capacidade motora, e, assim, apontar os métodos e conceitos utilizados no treinamento da Resistência. Os artigos foram selecionados a partir do critério “peer reviewed”. Ainda, alguns livros serviram também de consulta para a elaboração do presente trabalho. Os principais conteúdos analisados na revisão foram: a) adaptações ao treinamento de resistência; b) conceito de VO2max e Velocidade no VO2max; c) parâmetros fisiológicos no treino de resistência; d) métodos de treino e e) avaliação da capacidade motora resistência. Ao final, foram definidas diretrizes a fim de nortear a prescrição dos treinos em todas as zonas de resistência (Aeróbia, Anaeróbia Lática e Anaeróbia Alática).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons