Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22770
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarianaMachadoSantos_tcc.pdf565,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A antecipação-coincidência em crianças com diagnóstico de TDAH e DPAC
Autor(es): Santos, Mariana Machado
Orientador(es): Santos, Luiz Cezar dos
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Distúrbios da audição
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 25-Nov-2019
Referência: SANTOS, Mariana Machado. A antecipação-coincidência em crianças com diagnóstico de TDAH e DPAC. 2017. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: É preeminente o processo de desenvolvimento motor e aprendizagem na criança durante os primeiros 14 anos. Durante esse período, diversos são os problemas de saúde que interferem neste processo, sendo estes distúrbios e/ou transtornos físicos, do desenvolvimento, comportamentais e/ou emocionais que exigem serviços de assistência especiais além do necessário. O TDAH é um transtorno que interfere principalmente na capacidade de atenção. O DPAC é um distúrbio que se caracteriza por afetar as áreas do cérebro relacionadas às habilidades auditivas, na detecção de estímulos auditivos e na interpretação dos mesmos. Partindo do pressuposto dos danos causados pelo TDAH e DPAC a nível de aprendizado relacionado à ações motoras, o objetivo deste estudo foi analisar se tal diagnóstico influencia na capacidade de antecipação-coincidência em crianças com idade entre 7 e 10 anos. A partir disso, foi levantada a seguinte hipótese: existe ou não diferença entre a amostra e o grupo controle? Para isso, foi utilizado o “Bassin Anticipation Timer” (Lafayette Instruments, modelo #50575) para avaliar a capacidade de antecipação-coincidência em alvos móveis a partir de dois protocolos com velocidades e distâncias diferentes. O protocolo 1, com velocidade de 0,447 m/s, tinha as distâncias de 2m e 3m como referência. O protocolo 2, com velocidade de 0,894 m/s, tinha suas distâncias marcadas em 1,5m e 2m. Para a análise dos dados foram considerados três variáveis de erro: erro constante (EC), erro absoluto (EA) e erro variável (EV). Os resultados das amostras foram comparadas aos resultados do grupo controle sendo que o grupo de TDAH possui, independente do protocolo utilizado, maiores resultados. Concluiu-se que o melhor desempenho em todas as variáveis de análise foi encontrado na velocidade mais rápida e que a duração do estímulo está diretamente relacionada com o nível de atenção, que pode afetar a percepção temporal e ação motora.
Informações de Acesso e Conteúdo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons