Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2277
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarianaFontesBorges.pdf3,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O estudo do lugar por meio de conceitos geográficos : uma possibilidade para alunos do Distrito Federal
Autor(es): Borges, Marina Fontes
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Geografia (Ensino fundamental)
Atividades lúdicas
Pedagogia
Data de apresentação: Ago-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: BORGES, Marina Fontes. O estudo do lugar por meio de conceitos geográficos: uma possibilidade para alunos do Distrito Federal. 2011. [84] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo buscar e analisar como as informações que os alunos têm sobre o lugar que moram por meio da elaboração de um jornal local, como um trabalho didático e lúdico. Para isso foi realizada traz uma pesquisa qualitativa e participante na área de geografia, baseado na fundamentação teórica da Geografia Humanística, e Pedagogia construtivista para o estudo do lugar por meio de outros conceitos geográficos, com 7 crianças do 5º ano do ensino básico, moradores de 3 Regiões Administrativas do Distrito Federal sendo Brasília, Taguatinga e Cruzeiro, e que estudam numa mesma escola. Dessa forma, a análise dos resultados apontou para a importância do conteúdo do lugar dentro de um contexto do cotidiano dos alunos para a formação e apropriação de conceitos geográficos mais amplos e abstratos. Ao final, conclui-se acerca da riqueza das informações expressas pelos participantes de acordo com os conceitos propostos, e acerca das evidências do lugar de moradia de cada aluno.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons