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Título: Uma criança com desenvolvimento atípico : momentos e contextos de aprendizagem
Autor(es): Pereira, Mariana Xavier
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Educação especial
Portadores de necessidades especiais
Lesão cerebral
Crianças - desenvolvimento
Aprendizagem
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: PEREIRA, Mariana Xavier. Uma criança com desenvolvimento atípico: momentos e contextos de aprendizagem. 2011. 101 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Educação especial é um tema recorrente nas aulas de Pedagogia da atualidade. Falamos de leis e como deveria ser o ideal, mas muitas vezes não sabemos o que acontece no cotidiano escolar de salas especiais, salas inclusivas e algumas outras nomenclaturas e, principalmente, não sabemos como acontece o aprendizado das crianças que estão nesses contextos. Por meio do trabalho pedagógico com uma criança com desenvolvimento atípico relacionado à sequelas de quadro neurológico. A pesquisa desse trabalho foi realizada no sentido de entendermos o que acontece com esta criança, no processo de aprendizagem e desenvolvimento, para que assim possamos compreender um pouco desta realidade e levar para nossa prática pedagógica uma reflexão acerca das reais necessidades escolares destes contextos. Assim, com o objetivo de compreender aspectos do processo de aprendizagem de uma criança com desenvolvimento atípico relacionado à sequelas de quadro neurológico, realizamos um estudo de caso como metodologia, e com entrevistas e observações como instrumentos de coleta de dados. Embora, compreendemos que as questões neurológicas, os contextos escolares, familiares e o sujeito se constituem em um eixo comum e inseparável quando queremos entender os nossos alunos com necessidades educacionais especiais.
Abstract: Special education is a recurring theme in today's Education classes. We speak of laws and how it should be ideal, but often do not know what happens in the daily school special rooms, inclusive classrooms and some other classification, and especially do not know how does the learning of children who are in these contexts. Through the educational work with children with atypical development related to neurological sequelae. The research of this work was done in order to understand what happens to this child in the process of learning and development, so we can understand a little of this reality and take our pedagogical practice a reflection of the real needs of school contexts. Thus, in order to understand aspects of the learning process of a child with atypical development related to neurological sequelae, we conducted a case study as a methodology, and with interviews and observations as data collection instruments. While we understand that the neurological issues, school contexts, and the family are subjected to on a common axis and inseparable when we understand our students with special educational needs.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2276
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