Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22744
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MolinaVascoMilanez_tcc.pdf583,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alterações agudas na inibição pré-sináptica do reflexo de estiramento após alongamento com técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva
Autor(es): Milanez, Molina Vasco
Orientador(es): Mezzarene, Rinaldo André
Assunto: Exercícios de alongamento
Alongamento (Fisiologia)
Contração muscular
Data de apresentação: 29-Jun-2016
Data de publicação: 21-Nov-2019
Referência: MILANEZ, Molina Vasco. Alterações agudas na inibição pré-sináptica do reflexo de estiramento após alongamento com técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva. 2016. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Apesar dos métodos de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) terem sido desenvolvidos levando em consideração a ativação das vias neurais de inibição da contração reflexa ao estiramento, a literatura carece de pesquisas que testem em específico estas vias em uma sessão FNP. O objetivo da presente pesquisa foi verificar se o alongamento com a técnica FNP de contração de antagonista (CA) provoca alterações agudas nos mecanismos de modulação do reflexo de estiramento do músculo Sóleo mediados pela via de inibição recíproca pré-sináptica (IPS). Participaram do experimento dez adultos saudáveis com idades entre 19 e 31 anos, sendo cinco homens e cinco mulheres, nos quais foi mensurado o reflexo H, um sinal mioelétrico homólogo ao reflexo de estiramento. O reflexo H foi captado com técnica de eletromiografia de superfície e sob condicionamento elétrico do tipo IPS, antes e após a intervenção FNP, sendo repetidas intervenção e coleta 30 vezes por sujeito. A duração do experimento foi de aproximadamente três horas por participante. O estudo não pôde concluir se o alongamento com a técnica CA provoca alterações agudas nos mecanismos de modulação do reflexo de estiramento mediados pela via da IPS, devido ao imperativo em se descartar após o processamento dos dados 6 dos 10 sujeitos da amostra, resultando em um tamanho amostral final muito reduzido. Consequentemente, os dados não alcançaram significância estatística (teste t pareado; p = 0,289). Cinco destes sujeitos foram descartados por não apresentarem neste experimento IPS das aferentes Ia do músculo Sóleo, ainda na condição pré-intervenção. A razão da ausência de inibição nestes sujeitos deve-se possivelmente à co-estimulação das fibras aferentes do nervo fibular superficial. Para resolver esta limitação, é sugerido um estudo com maior tamanho amostral final, realizando-se novas coletas após descarte de sujeitos dos quais não tenha sido possível obter a IPS na condição pré-intervenção, além de se testar a IPS sob diferentes intervalos condicionante-teste, a fim de determinar o intervalo ótimo para cada sujeito. Também se sugere testar a via de inibição recíproca dissináptica, que atua sobre o potencial de membrana dos motoneurônios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons