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https://bdm.unb.br/handle/10483/22737
Título: | A perspectiva de escolares sobre o transtorno mental e inclusão escolar |
Autor(es): | Costa, Camila Oliveira |
Orientador(es): | Oliveira, Flávia Mazitelli de |
Assunto: | Adolescentes - saúde mental Transtorno mental Estigma social |
Data de apresentação: | 27-Jun-2018 |
Data de publicação: | 20-Nov-2019 |
Referência: | COSTA, Camila Oliveira. A perspectiva de escolares sobre o transtorno mental e inclusão escolar. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho aborda a questão da Saúde Mental no ambiente escolar. Será abordado o grupo
dos adolescentes e as interações deles em um de seus principais mundos sociais, a escola. O
objetivo do estudo é investigar a percepção e imaginário de alunos do Ensino fundamental
acerca da saúde mental e a inclusão social de adolescentes em sofrimento psíquico, pois
percebe-se a necessidade de entender melhor as relações estabelecidas no meio escolar para
alunos com transtorno mental, pela característica significativa que este ambiente exerce em suas
interações sociais. A pesquisa realizou-se através de Grupos Focais com alunos de um Centro
de Ensino Fundamental de Taguatinga-DF; a amostra foi composta pela seleção aleatória de
alunos que ao final resultou em um grupo de 8 alunos. O direcionamento do Grupo Focal se fez
pela incorporação de um caso clínico hipotético à discussão, sendo sua análise feita através de
técnica de análise de conteúdo de Bardin. A partir da análise foram criadas quatro categorias
para discussão da temática: Atribuições e características do Transtorno Mental sob a ótica do
grupo, Relação Familiar, Relação Escolar, e Estratégias para redução do estigma e
aprimoramento da inclusão escolar. Esta pesquisa está de acordo com os pressupostos éticos
dispostos na Resolução n° 466/12, sendo sua execução realizada após a aceitação do Comitê de
Ética. |
Abstract: | This work addresses the issue of Mental Health in the school environment. It will address the
group of adolescents and their interactions in one of their major social worlds, the school. The
objective of the study is to investigate the perception and imaginary of students of primary
education about mental health and the social inclusion of adolescents in psychic suffering,
because it is perceived the need to better understand the relationships established in the school
environment for students with mental disorder, by the significant characteristic that this
environment exerts in their social interactions. The research was carried out through Focal
Groups with students of a Center of Elementary Education of Taguatinga-DF; the sample was
composed by the random selection of students that in the end resulted in a group of 8 students.
The focus of the Focus Group was the incorporation of a hypothetical clinical case to the
discussion, being analyzed through a technique of content analysis of Bardin. From the analysis,
four categories were created to discuss the theme: Attributions and characteristics of Mental
Disorder from the perspective of the group, Family Relationship, School Relationship, and
Strategies to reduce stigma and improve school inclusion. This research is in accordance with
the ethical assumptions set forth in Resolution 466/12, and its execution is carried out after
acceptance by the Ethics Committee. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
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