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Título: A formação do pedagogo no curso de Pedagogia da UnB : o currículo e a prática pedagógica de seus egressos
Autor(es): Oliveira, Ana Carla Nascimento de
Orientador(es): Devechi, Catia Piccolo Viero
Assunto: Professores - formação
Pedagogia
Universidades e faculdades - currículos
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: OLIVEIRA, Ana Carla Nascimento de. A formação do pedagogo no curso de Pedagogia da UnB: o currículo e a prática pedagógica de seus egressos. 2011. 116 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A identidade e formação do pedagogo tem sido alvo de críticas e objeto de investigação de inúmeras pesquisas. O questionamento é que a proposta de formação, muitas vezes, se distingue dos objetivos curriculares traçados e das necessidades práticas da profissão. É nesse sentido, que o presente trabalho discute a formação do pedagogo no Curso de Pedagogia da UnB, buscando averiguar a proposta curricular do curso e a prática dos seus egressos. O objetivo geral é analisar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, a fim de aferir se a sua proposta prepara os futuros pedagogos para atuarem no atual mercado de trabalho. Para tal, foi aplicado um survey a 28 egressos e formandos do curso de Pedagogia da UnB, assim como uma análise do Projeto Político Pedagógico do Curso. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de rever algumas questões no currículo, tendo em vista os apontamentos daqueles que exercem a profissão. Trata-se de uma pesquisa que nos permite refletir sobre o currículo do curso de Pedagogia e nos atenta à necessidade de discutir novas diretrizes para a formação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The identity and the formation of the pedagogue have been reviewed and assessed in many researches. The main issue regards the instruction parameters, which, in many ways, do not meet the curricular objectives and the practical requirements of the profession. Thus, the present work analyzes the pedagogue formation in the Pedagogy Course of the University of Brasília (UnB), in order to determine if its program effectively prepares its students to the labor market, according to their opinion. To that purpose, a survey was conducted with 28 former students of the UnB Pedagogy Course, as well as an analysis of course’s the Political Pedagogic Program. The survey results indicate that it is necessary to revise some points of the course’s curriculum, considering the observations of former students. The survey brings about reflections on the Pedagogy Course curriculum and the need of debates on new parameters for the formation of pedagogues.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2273
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