Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2272
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AdrianadeAlencarOliveira.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cuidar e educar no berçário : a criança entre quatro e dezoito meses na escola
Autor(es): Oliveira, Adriana de Alencar
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação de crianças
Berçários
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: OLIVEIRA, Adriana de Alencar. Cuidar e educar no berçário: a criança entre quatro e dezoito meses na escola. 2011. 76 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho discute a importância do cuidado para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e, mais especificamente, no Berçário. O tema foi pensado a partir da inquietude sentida ao observar a pouca importância com a qual os profissionais da Educação e os graduandos da área consideram as tarefas de cuidado com a criança. As crianças, até os 18 (dezoito) meses são sujeitos de potenciais e necessidades muito diferenciadas das maiores de 2 (dois) anos. Para elas, o cuidado é parte fundamental de seu crescimento e necessário a sua educação. O profissional que lida com crianças dessa faixa etária precisa conhecer suas peculiaridades e possibilidades para que consiga estimulá-las de maneira mais proveitosa. Diante da formação pouco voltada para essa etapa, a maior parte dos profissionais trabalha com os conhecimentos que adquire na própria prática pedagógica ou em seu cotidiano fora da escola junto às crianças de sua família e comunidade. Como parte da pesquisa é apresentada a situação de uma escola real com seus pontos fortes e fracos, além de propostas de ação pedagógica junto às crianças menores de 2 (dois) anos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons