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dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Rabello da-
dc.contributor.authorSilva, Letícia Cintra-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Cintra. Autoridades epistêmica e cognitiva como critérios de seleção de materiais de informação em bibliotecas especializadas. 2017. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractConsidera os conceitos de autoridade epistêmica e cognitiva como critérios de seleção de materiais de informação em bibliotecas especializadas. Especificamente, objetiva: a) relacionar os conceitos de autoridade epistêmica e cognitiva com outros critérios de autoridade, b) analisar políticas de seleção de materiais de informação aplicadas em bibliotecas especializadas (jurídicas), c) relacionar os conceitos de autoridade epistêmica e cognitiva com o conceito de seleção no âmbito do desenvolvimento de coleções e d) propor a consideração dos conceitos de autoridade epistêmica e cognitiva como critério de seleção de materiais de informação em bibliotecas especializadas. Para tanto, realiza pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, considerando os conceitos de autoridade na literatura e, como apoio complementar, a análise de políticas de seleção das bibliotecas jurídicas do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, com vistas a comparar os critérios presentes nas políticas com os encontrados na literatura. Na revisão de literatura e nos resultados, apresenta a relevância das autoridades epistêmica e cognitiva que ampliam os horizontes para o conceito de autoridade exposto no âmbito do desenvolvimento de coleções, além de relacioná-los com critérios específicos de legitimidade, credibilidade, confiabilidade, autenticidade, pertinência e validação. Além disso, demonstra que as bibliotecas analisadas consideram parcialmente os critérios de seleção levantados na literatura. Conclui-se, então, que, devido a relevância das bibliotecas especializadas (como as jurídicas) para a sociedade e a expressividade do seu público, pode ser considerado nas políticas de seleção critérios mais diversos sobre a autoridade de um documento, analisando características diferentes das que são utilizadas, de modo a tornar o acervo mais expressivo, específico e relevante para seus usuários.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento de coleções (Biblioteconomia)pt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas especializadaspt_BR
dc.subject.keywordLivros e leiturapt_BR
dc.titleAutoridades epistêmica e cognitiva como critérios de seleção de materiais de informação em bibliotecas especializadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-19T12:35:34Z-
dc.date.available2019-11-19T12:35:34Z-
dc.date.submitted2017-12-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22723-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1It considers the concepts of epistemic and cognitive authority as criteria for the selection of information materials in specialized libraries. Specifically, it aims to: a) relate the concepts of epistemic and cognitive authority to other criteria of authority, b) analyze policies for the selection of information materials applied in specialized (legal) libraries, c) relate the concepts of epistemic and cognitive authority to concept of selection in the context of the development of collections and d) propose the consideration of the concepts of epistemic and cognitive authority as criterion of selection of information materials in specialized libraries. In order to do so, it carries out a qualitative research, of a descriptive nature, considering the concepts of authority in the literature and, as complementary support, the analysis of selection policies of the legal libraries of the Federal Supreme Court and the Superior Court of Justice, in order to compare the criteria present in the policies with those found in the literature. In the review of literature and results, it presents the relevance of the epistemic and cognitive authorities that broaden the horizons for the concept of authority exposed in the development of collections, in addition to relating them with specific criteria of legitimacy, credibility, reliability, authenticity, relevance and validation. In addition, it shows that the libraries analyzed partially consider the selection criteria raised in the literature. It is concluded, therefore, that due to the relevance of specialized libraries (such as legal libraries) to society and the expressiveness of their public, more diverse criteria can be considered in the selection policies on the authority of a document, analyzing characteristics different from the ones which are used in order to make the collection more expressive, specific and relevant to its users.pt_BR
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