Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22712
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PauloGustavoHalfeld_tcc.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A prática da indexação : das anotações de conteúdo e resumos à etiquetagem nas mídias sociais e ambiente web
Autor(es): Halfeld, Paulo Gustavo
Orientador(es): Monteiro, Fernanda de Souza
Assunto: Indexação
Representação da informação
Web 2.0
Folksonomia
Data de apresentação: 23-Mar-2015
Data de publicação: 18-Nov-2019
Referência: HALFELD, Paulo Gustavo. A prática da indexação: das anotações de conteúdo e resumos à etiquetagem nas mídias sociais e ambiente web. 2015. 73., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho é uma revisão de literatura na área da indexação com enfoque na sua prática, e se propõe a entender o que propiciou à indexação se adaptar ao contexto da Web 2.0. Para tanto, é necessário traçar um panorama histórico que evidencie a evolução da prática da indexação até o atual contexto, que se dá de forma colaborativa pelos próprios usuários, no ambiente da Web 2.0. A metodologia compreende: Identificar, por meio da revisão de literatura os temas: Indexação e Contexto atual, que abarca Web 2.0 e folksonomia, além deapontar os marcos históricos que definiram mudanças na prática da indexação; Caracterizar o ambiente Web 2.0 e sua diferenciada de indexação. Foi possível traçar um panorama histórico que demonstrou a adaptação da maneira de indexar ao longo do tempo e ao analisar a evolução da área, percebeu-se que a prática sempre esteve ligada a necessidades e particularidades do seu tempo, e acompanhou as mudanças da sociedade na forma de lidar com a informação. Alcançou-se os objetivos de identificar as evoluções na prática da indexação e sua adaptação aos diferentes contextos, até os dias atuais. As principais contribuições desta pesquisa são a formulação de um panorama histórico da prática da indexação até os dias atuais, acréscimo de literatura em português para a área da etiquetagem, indexação como é desempenhada na Web, e por inserir a temática da folksonomia em um contexto de mudanças sociológicas e tendências aceleradas pelo rápido desenvolvimento e popularização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
Abstract: Thisstudyis a literaturereview in theareaofindexingwithfocus in it‟spractice, andproposestounderstandwhatledindexingtoadapttoWeb 2.0 context. Therefore, its necessarytohave a historical overview showingtheevolutionofthepracticeofindexinguntillthecurrentcontext, whichhappendscollaborativelybytheusers in the Web 2.0 environment. The methodologycomprises: Identify, throughthethemesliteraturereview: Indexingandcurrentcontext, which includes Web 2.0 andfolksonomy, whilepointing out thelandmarksthatdefinedchanges in thepracticeofindexing; Characterizethe Web 2.0 environmentand its differentiatedindexing. It waspossibletobuild a historicalviewthatdemonstratedtheadaptationofthewayto index over time andtoanalyzetheevolutionofthe index, it wasnoticedthatthepracticehasalwaysbeenlinkedtotheneedsandparticularitiesoftheir time, andfollowedthechanges in society in howtohandletheinformation.It achievedthegoalofidentifyingdevelopments in thepracticeofindexingandtheiradaptationtodifferentcontextsuntillthe presente time. The maincontributionsofthisresearch are thedevelopmentof a historical overview oftheindexingpracticetothepresentday, in Portugueseliteratureadditiontotheareaoftagging, as indexingisperformedonthe Web, andenterthethemeoffolksonomy in a contextofsociologicalchangesandtrendsacceleratedbytherapiddevelopmentandpopularizationofthe new Informationand Communication Technologies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação e Documentação, 2015.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons