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Título: Relevância e potencialidades da utilização de materiais de divulgação científica para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Keslany Cristina Viana dos
Orientador(es): Maia, Hélio José Santos
Assunto: Produção científica
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 12-Nov-2019
Referência: SANTOS, Keslany Cristina Viana dos. Relevância e potencialidades da utilização de materiais de divulgação científica para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 50.f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse trabalho parte de uma linha de pesquisa que busca apresentar reflexões e ações práticas para que articulação entre divulgação científica e o ensino de ciências nos anos iniciais possa ser entendido como um instrumento educacional de apoio, que favoreça o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando que as atividades escolares tornem-se mais abrangentes e dinâmicas. Nesse sentido, a pesquisa se enquadra dentro das perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa-ação. São apresentados em seu conteúdo, alguns materiais com finalidades educativas que foram produzidos com o intuito de serem inseridos nas aulas de ciências, objetivando mostrar como pode ser feita a articulação entre divulgação científica e o ensino de ciências, de modo a exemplificar como estes materiais possuem potencialidades para tornarem-se ferramentas educativas de apoio ao livro didático, trazendo para além da atualização de conteúdos, uma nova forma de abordagem com enfoque na temática da Divulgação Científica (DC). Optei por trabalhar com o canal de vídeo “De Onde Vem”, pela disponibilidade e facilidade de acesso aos vídeos e também porque esse canal apresenta em seu conteúdo vídeos de curta duração, feito através de animações com enfoque nos conhecimentos científicos, apresentando uma linguagem acessível para o público infantil. No primeiro momento da pesquisa, explorei dois vídeos desse canal, e dessa maneira elaborei dois roteiros de aulas, um para cada vídeo, mostrando uma possibilidade de abordar o tema em sala de aula. O modelo de roteiro de aula foi pensado de maneira a contemplar um melhor aproveitamento do tempo da aula, de modo a favorecer a socialização dos conhecimentos a serem trabalhados entre o professor e os alunos. A partir da elaboração dos materiais, tornou-se essencial a produção de uma ficha de análise crítica para avaliar os roteiros de aulas que foram produzidos. Posteriormente essa ficha de análise crítica foi aplicada a quatro professores da educação infantil, objetivando conhecer os aspectos que os mesmos consideraram positivos e/ou negativos em relação a este material educacional de apoio, que busca, sobretudo, favorecer o processo de ensino-aprendizagem, de modo a tornar as atividades escolares mais abrangentes e dinâmicas, proporcionando reflexões e ações práticas alinhadas à temática da divulgação científica no contexto de sala de aula. A partir das respostas dadas pelos professores, foi possível certificar-se de que esses materiais proporcionam trocas de experiências e estratégias de socialização ao serem trabalhados em sala de aula, pois durante as discussões, realização de atividades e interação dos estudantes nas aulas, eles podem além de expressar suas ideias, compartilhá-las. Dessa maneira, foi possível concluir com essa pesquisa, que aliar a temática da divulgação científica com os conteúdos socializados nas aulas de ciências nos anos iniciais de escolarização, constitui-se como uma ferramenta didático-metodológica importante para promover aulas mais dinâmicas e interativas, potencializando uma maior participação e comunicação dos alunos no seu processo de ensino-aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22701
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