Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22697
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarolinaSilvaMezencio_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinantes da aprovação ou reprovação dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da UnB no trabalho de conclusão de curso
Autor(es): Mezencio, Carolina e Silva
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Contabilidade - estudo e ensino
Produção científica
Data de apresentação: 26-Nov-2018
Data de publicação: 12-Nov-2019
Referência: MEZENCIO, Carolina e Silva. Determinantes da aprovação ou reprovação dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da UnB no trabalho de conclusão de curso. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O TCC é uma forma de produção científica na graduação, com isso, ele passa a ser veículo na consolidação de competências e habilidades adquiridas durante o curso, permitindo com que os discentes estejam mais preparados para atender as expectativas do mercado de trabalho. No entanto, observou-se uma crescente taxa de reprovação dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) na disciplina “Pesquisa em Ciências Contábeis”, correspondente à realização do TCC. Por isso, o objetivo desse estudo foi identificar os fatores determinantes da aprovação ou reprovação dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da UnB na disciplina correspondente ao TCC. Para a obtenção dos dados da pesquisa, foram aplicados questionários online e impressos aos 95 alunos matriculados na disciplina “Pesquisa em Ciências Contábeis” no primeiro semestre de 2018 (1º/2018). A amostra foi composta por 44 alunos e foi alcançada por acessibilidade. Para a verificação dos resultados, realizou-se uma análise estatística descritiva com o auxílio do Excel. Foram encontrados fatores determinantes para a aprovação no TCC associados ao perfil dos alunos, sendo eles: estar em situação de provável formando, estudar no curso diurno, ter idade inferior a 24 anos e não estar trabalhando. Os fatores determinantes para a aprovação dos discentes relacionados as atitudes dos mesmos e dos orientadores foram: escolher o orientador um semestre antes da matrícula do TCC, iniciar a elaboração do trabalho pelo menos um semestre antes de sua matrícula, conhecer e utilizar o Manual do TCC durante a realização do trabalho, ter a revisão da versão entregue para a defesa pelo orientador e ter o tema do TCC escolhido pelo orientador. Os fatores determinantes para a reprovação, em sua maioria, estão relacionados de forma oposta aos fatores determinantes para a aprovação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons