Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22690
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CaioRibeiroDeAbreu_tcc.pdf699,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O sistema eletrônico de informações e sua influência no custo unitário do papel : o caso dos Ministérios do Governo Federal
Autor(es): Abreu, Caio Ribeiro de
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Despesa pública
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 11-Nov-2019
Referência: ABREU, Caio Ribeiro de. O sistema eletrônico de informações e sua influência no custo unitário do papel: o caso dos Ministérios do Governo Federal. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O escopo do presente estudo tem por finalidade realizar uma análise do efeito da implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) por parte dos Ministérios do Governo Federal nos custos do papel e relacionar o custo ao gasto total. Para tal, foram obtidos dados através do portal e-SIC sobre cada um dos Ministérios os quais já se utilizam desse sistema. Constatou-se que o custo unitário do papel obteve um acréscimo acima da inflação nos períodos em questão. A conclusão é que mesmo em uma análise precoce, percebe-se a influência direta do SEI na alteração do custo unitário do papel e a diminuição do total gasto nas compras realizadas pelos Ministérios, além da diminuição na quantidade de resmas adquiridas contribuindo para uma administração mais sustentável e que contribui para a preservação do meio ambiente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.