Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22683
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ArthurLustosaDoAmaral_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Crise econômica brasileira e o estudo sobre a relação entre os indicativos macroeconômicos
Autor(es): Amaral, Arthur Lustosa do
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Crise econômica
Índice IPCA-E
Ibovespa
Data de apresentação: 20-Jun-2018
Data de publicação: 8-Nov-2019
Referência: AMARAL, Arthur Lustosa do. Crise econômica brasileira e o estudo sobre a relação entre os indicativos macroeconômicos. 2018. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Tendo em vista o recente cenário de crise econômica brasileira, a presente pesquisa teve o objetivo de analisar o comportamento das variáveis macroeconômicas com o enfoque em verificar a correlação do mercado acionário brasileiro, representado pelo índice Ibovespa, com as variáveis macroeconômicas inflação, juros e câmbio, representadas respectivamente pelo índice IPCA, pela taxa Selic e pela Taxa de câmbio. Foi selecionado para o estudo um total de 84 períodos, compreendendo o período de 2011-2017. Para embasar a análise foram realizados os testes estatísticos de Jarque-Bera, de coeficiente de Pearson e de regressão multivariada. Os resultados dos testes demonstraram que a Taxa de câmbio apresentou uma correlação moderada com o mercado acionário brasileiro, entretanto, a taxa de inflação e a taxa de juros apresentaram correlações não significativas com o índice Ibovespa. O modelo de regressão multivariada apresentou 35,3% de Coeficiente de determinação ajustado, entretanto, a única variável do modelo a apresentar significância estatística foi a Taxa de câmbio. Além dos testes estatísticos, foi realizada uma análise pontual da relação do Ibovespa com a Taxa de câmbio. O resultado indicou que houve correlação negativa da Taxa de Câmbio com o Ibovespa em 68% dos períodos estudados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons