Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22671
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CarlosEduardoDosSantosCardoso_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico-pedagógico como possibilidade de aprendizagem no hospital
Autor(es): Cardoso, Carlos Eduardo dos Santos
Orientador(es): Souza, Amaralina Miranda de
Assunto: Pedagogia hospitalar
Aprendizagem
Atividades lúdicas
Data de apresentação: Jul-2019
Data de publicação: 7-Nov-2019
Referência: CARDOSO, Carlos Eduardo dos Santos. O lúdico-pedagógico como possibilidade de aprendizagem no hospital. 2019. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse Trabalho Final de Curso busca discutir a importância que o atendimento lúdico pedagógico no hospital oferta para este espaço, através da brincadeira, da caracterização com elementos lúdicos dos mediadores, da inclusão dos acompanhantes nas atividades e da humanização hospitalar. Compreende-se que a Pedagogia Hospitalar possui grande relevância para a recuperação da criança enferma, na continuação de seus estudos e para dar um sentido maior à internação. O presente trabalho também aborda o grupo de palhaços voluntários que atuam em hospitais, Laços da Alegria. Trata das contribuições de obras de grandes autores, explanadas na fundamentação teórica, que foram estudadas na disciplina Introdução à Classe Hospitalar ofertada no curso de Pedagogia. Foi realizada uma experiência lúdica com futuros pedagogos (as) através de um jogo aplicado na disciplina e uma pesquisa exploratória na classe do Hospital Materno Infantil de Brasília – HMIB com os agentes diretos do hospital, acompanhantes, pedagoga da Classe Hospitalar, crianças internadas e voluntárias do projeto Laços da Alegria. Na metodologia utilizada no HMIB foi realizada uma pesquisa exploratória pontual, onde os dados foram obtidos através de entrevistas semi estruturadas com a professora pedagoga da Classe Hospitalar e com os acompanhantes das crianças enfermas, além das observações realizadas na ação e durante o jogo aplicado em sala de aula com os futuros (as) profissionais da educação. Foi possível perceber, através da experiência realizada na classe hospitalar do HMIB, que o lúdico proporciona uma maior humanização hospitalar, a importância da inclusão dos acompanhantes para ampliar e facilitar o atendimento pedagógico e que o ensino e a aprendizagem puderam ser potencializados através da ação realizada. Com o jogo mediado na classe com futuros pedagogos (as) foi possível vivenciar uma atividade lúdica, inserindo os futuros profissionais da educação como agentes diretos da atividade, proporcionando ferramentas para a mediação de futuras atividades pedagógicas.
Abstract: This Final Work Course seeks to discuss the importance that the educational playful care in the hospital offer for this space, through play, characterization with playful elements of mediators, inclusion of companions in activities and hospital humanization. Hospital Pedagogy has great relevance for the recovery of the sick child, in the continuation of their studies and to give a greater sense to hospitalization. This work also addresses the group of volunteer clowns who work in hospitals, Laços da Alegria. It deals with the contributions of works by great authors, explained in the theoretical foundation, which were studied in the subject Introduction to Hospital Class offered in the Pedagogy course. A playful experience was carried out with future pedagogues through a game applied in the discipline and an exploratory research in the class of the Hospital Materno Infantil de Brasília - HMIB with the direct agents of the hospital, companions, pedagogue of the Hospital Class, hospitalized children and volunteers of the project Laços da Alegria. In the methodology used in the HMIB, a punctual exploratory research was carried out, where the data were obtained through semi-structured interviews with the teacher of the Hospital Class and with the companions of the sick children, in addition to the observations made in action and during the game applied in the classroom with future (as) education professionals. It was possible to perceive, through the experience carried out in the hospital class of HMIB, that playfulness provides greater hospital humanization, the importance of including companions to expand and facilitate pedagogical care and that teaching and learning could be enhanced through the action performed. With the game mediated in the class with future pedagogues it was possible to experience a playful activity, inserting the future education professionals as direct agents of the activity, providing tools for the mediation of future pedagogical activities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons