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Título: Educação inclusiva : a atuação dos professores junto aos alunos com deficiência
Autor(es): Silva, Dayana Tainá Alves da
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Educação especial
Professores - formação
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 7-Nov-2019
Referência: SILVA, Dayana Tainá Alves da. Educação inclusiva: a atuação dos professores junto aos alunos com deficiência. 2019. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A pesquisa apresenta como título“A Educação Inclusiva: a atuação dos professores junto aos alunos com deficiência”, objetivando analisar as práticas de ensino na educação inclusiva sob duas óticas: em uma escola pública de Brasília – DFe em uma turma de graduação, em uma universidade pública também localizada em Brasília, compreendendo o desenvolvimento dos professores que trabalham e atuam com estudantes com necessidades educacionais especiais. O objeto em questão estruturou-se a partir do seguinte problema: Qual a percepção dos professores do ensino básico e superior em relação aos alunos com deficiência? Para a metodologia, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário aplicados aos professores que trabalham com estudantes com necessidades educacionais especiais. O estudo encontra-se ancorado à luz dos autores: Tardif (2008) e Curado (2014) que sustentam a formação docente para atuar na escolarização; Maricélia Souto (2014), Mantoan (2013, 2015), Carvalho (2014)e Vygotsky, contextualizam o desenvolvimento infantil e a educação inclusiva. Para o desenvolvimento da investigação foram utilizados outros autores que abordam a materialização da educação inclusiva e da profissionalização docente para atuar na educação do ensino fundamental e superior. Assim, buscou-se investigar o posicionamento do professor hoje no ensino inclusivo, como forma de sensibilizá-los para uma prática transformadora na formação do discente. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores tem ciência sobre a educação inclusiva, no entanto apresentam carência quanto ao conhecimento das diversas deficiências e as adoções para o uso de recursos e atividades diferenciadas, para trabalhar na sala de aula com os alunos que apresentam alguma limitação. Percebeu-se que a formação continuada se torna um viés de superação e avanço nas práticas pedagógicas no contexto escolar, pois os professores podem não apenasdesenvolver meios para ensinar, mas aprender com a prática do dia a dia o que torna mais significativo o olhar do professor em relação aos seus alunos. Conclui-se que tanto na Faculdade de Educação da UnB, como na escola pública da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal – SEEDF é fundamental que o professor sempre busque uma formação continuada, isto é, um aperfeiçoamento para compreender as limitações dos estudantes e encontrar nas práticas pedagógicas métodos, meios, soluções e caminhos que façam levar estes alunos a uma aprendizagem significativa.
Abstract: The research presents the theme "Inclusive education: the performance of teachers with students with disabilities", aiming to analyze teaching practices in inclusive education under two optics: in a public school of Brasília-DF in a graduating class, in A public university also located in Brasilia, comprising the development of teachers working and working with students with special educational needs. The object in question was structured from the following problem: What is the perception of teachers of primary and higher education in relation to students with disabilities? For the methodology, a qualitative research was chosen through bibliographic, documentary and field research. The research instrument used was the questionnaire applied to teachers who work with students with special educational needs. The study is anchored in the light of the authors: Tardif (2008) and Curado (2014) who sustain the teacher education to work in schooling; MaricéliaSouto (2014), Mantoan (2013, 2015), Carvalho (2014) and Vygotsky, contextualize Child Development and inclusive education. For the development of the investigation, other authors were used to discuss the materialization of inclusive education and the professionalization of Teachers to act in the education of elementary and higher schools. Thus, we sought to investigate the positioning of the teacher today in inclusive education, as a way of sensitizing them to a transformative practice in the formation of the student. The results of the research showed that teachers have science about inclusive education; However, they present a lack of knowledge about the various deficiencies and the adoption of differentiated resources and activities to work in the classroom with students who have some limitations. It was perceived that the continuing education becomes a bias of overcoming and advancement in pedagogical practices in the school context, because, teachers can not only develop means to teach, but to learn from the practice of day to day which makes the most significant Teacher's gaze towards his pupils. It is concluded that both in the Faculty of Education of the UnB, as in the public School of the State Secretariat and education of the Federal District-SEEDF is fundamental that the teacher always seeks a continuous training, that is, an improvement to understand the limitations Of the students and find in pedagogical practices methods, means, solutions and pathways that bring these students to meaningful learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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