Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22669
Título: | O processo de alfabetização das crianças do primeiro ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Brito, Cíntia de Castro Lobo |
Orientador(es): | Mourão, Ireuda da Costa |
Assunto: | Alfabetização Aprendizagem Educação de crianças |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 7-Nov-2019 |
Referência: | BRITO, Cíntia de Castro Lobo. O processo de alfabetização das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. 2019. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo a prática pedagógica no processo de alfabetização de crianças, e como objetivo geral conhecer como acontece e o que fundamenta o processo de alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental. A pesquisa se assume numa abordagem qualitativa, caracteriza-se como pesquisa participante. Para gerar os dados da pesquisa utilizou-se nos anos de 2018 e 2019 da entrevista e da observação participante como técnicas de pesquisa. Foram sujeitos da pesquisa duas professoras e vinte e uma crianças, estudantes do primeiro ano do ensino fundamental do Centro de Ensino Ramos da Costa, nome fictício atribuído à escola localizada no Gama, Distrito Federal. A fundamentação teórica se pautou principalmente na discussão dos seguintes conceitos: desenvolvimento; aprendizagem; alfabetização; e letramento. Os resultados desta pesquisa apontam com base na observação participante que as estratégias e instrumentos utilizados pelas professoras no processo de alfabetização das crianças se diversificam. Ora são utilizadas atividades que contribuem para um processo que valoriza práticas sociais de leitura e escrita; ora são utilizadas atividades tradicionais, como separação de sílabas, isto é, atividades de escrita desvinculadas do entendimento pelas crianças da funcionalidade da escrita e da leitura. Foi possível apreender que as professora compreendem alfabetização, letramento, desenvolvimento e aprendizagem numa perspectiva que mais se assemelha a concepção interacionista de desenvolvimento e aprendizagem, e a teorização sobre a psicogênese da língua escrita. Quanto à aplicação das atividades pela pesquisadora, conclui-se a importância de utilização de atividades diversificadas e em rodízio, de atividades lúdicas, assim como de atividades em que as crianças percebam a funcionalidade da escrita e da leitura em práticas sociais. Estas atividades favoreceram a alfabetização numa perspectiva do letramento e promoveram o interesse das crianças durante o ensino e a aprendizagem. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons