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Título: A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade
Autor(es): Souza, Anna Reginna de Freitas
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Consumidores - comportamento de compra
Finanças comportamentais
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 6-Nov-2019
Referência: SOUZA, Anna Reginna de Freitas. A influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários da contabilidade. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os usuários das informações contábeis não são sempre racionais; por esse motivo não é possível negligenciar fatores subjetivos e diferentes estilos cognitivos na decisão (PEREIRA; LOBLER, SIMONETTO, 2010). Com o crescente poder das mídias sociais sobre as informações e o elevado número de influenciadores é importante compreender o alcance dessa influência sobre a percepção de desempenho dos usuários. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o nível de influência de informações adicionais sobre a tomada de decisão dos usuários. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de cinco tipos de questionários, quatro com informações adicionais (índice de solvência 2,7, índice de solvência 3,3, comentário de um especialista, comentário de uma celebridade) e um sem informação adicional, como questionário controle. A amostra foi composta por um total de 169 respondentes. A aplicação dos questionários ocorreu em diversas turmas do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, no ano de 2018. Os resultados obtidos demonstraram que o índice de solvência de 2,7 afetou de forma negativa a percepção de desempenho; por outro lado, o índice de 3,3 influenciou de forma positiva. Os comentários do especialista e da celebridade, porém, tiveram maior influência na percepção do desempenho, influenciando a tomada de decisão. Isto permite concluir que os resultados contábeis de uma empresa podem ser potencializados com algumas informações adicionais.
Abstract: Accounting information users are not always rational; For this reason it is not possible to overlook subjective factors and different cognitive styles in the decision (PEREIRA; LOBLER, SIMONETTO, 2010). With the increasing power of social media on information and the high number of influencers it is important to understand the scope of this influence on the perception of users' performance. The objective of this research was to analyze the level of influence of additional information on the decision making of the users. The survey was carried out through the application of five types of questionnaires, four with additional information (Solvency Index 2.7, Solvency Index 3.3, Comment of a Specialist, Comment of a Celebrity) and one without additional information, such as questionnaire control. The sample was composed of a total of 169 respondents. The application of the questionnaires took place in several classes of the Accountings course of the University of Brasília in the year 2018. The results demonstrated that the solvency index of 2.7 adversely affected performance perception; On the other hand, the 3.3 index has positively influenced. The comments of the expert and the celebrity, however, had greater influence on the perception of performance, influencing more in decision making. This allows to conclude that a company's accounting results can be leveraged with some additional information.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
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